No dia 8 de dezembro foi comemorado o dia do ciclista. Com o aumento da população mundial e a grande concentração de pessoas em metrópoles, a bicicleta é hoje motivo de discussão sobre mobilidade urbana em várias cidades do mundo. Ambientalistas defendem seu uso por ser livre da produção de gases poluentes. Os médicos, por sua vez, alertam para os benefícios dos passeios de bicicleta na saúde. Em torno da bicicleta, várias modalidades olímpicas são vislumbradas pelo ciclismo.
Em cidades como Goiânia, praticar ciclismo não deixa de ser um ato de coragem. A falta ciclovias obriga os ciclistas a competir com carros, camionetes e caminhões por espaço. Além da vulnerabilidade do praticante em relação aos outros veículos, os ciclistas têm ainda que enfrentar a falta de segurança, pois são vítimas de assaltantes. O assassinato da ciclista Cibelle Silveira no último dia primeiro, enquanto pedalava com o marido e mais um amigo na BR 060 causou revolta e protestos por segurança na capital.
Esporte
O ciclismo surge como esporte na Inglaterra em meados do século XIX. Àquela altura as bicicletas passavam por um processo contínuo de aperfeiçoamento, o que fez com que maiores velocidades pudessem ser atingidas pelo veículo. Existem quatro categorias básicas dentro do ciclismo: provas em estradas, provas em pistas, provas em montanhas (montain bike) e BMX (provas radicais em pistas de terra).
Atualmente o ciclismo possui nove competições olímpicas, divididas dentro das categorias citadas acima, onde os atletas são divididos por sexo. Dentre as provas de estrada, são disputadas provas de Velocidade individual (mais tradicional de todas as provas, presente em 25 edições das Olimpíadas). A versão feminina da prova foi criada apenas nas Olimpíadas de 1988, realizadas em Seul, na Coréia do Sul.
O Brasil não possui medalhas olímpicas em provas de ciclismo. O quadro de medalhas é liderado pela França, país onde a bicicleta foi inventada, que possui ao todo 90 medalhas, sendo 41 de Ouro. Em segundo lugar, a Itália possui 59 medalhas olímpicas, sendo 32 de ouro. A lista segue com a Grã Bretanha em terceiro lugar, com 27 medalhas de ouro (77 no total); Holanda (cuja capital Amsterdã é conhecida pelo grande uso de bicicletas), com 16 de ouro, e Estados Unidos, com 15 d ouro.
Invenção
O ano é 1863. Pierre Lallement tinha apenas 20 anos quando concebeu em Paris a primeira bicicleta com pedais da história. O jovem era fabricante de carrinhos de bebê na cidade de Nancy, no nordeste da França. A drasiana, um tipo primitivo de bicicleta sem pedais, que para funcionar precisava ser empurrada com os pés no chão para aproveitar a velocidade do embalo, serviu de inspiração para que Lallement decidisse criar seu próprio veículo. Ele teve a ideia de fixar pedais no cubo da roda dianteira, aumentando drasticamente a praticidade e mobilidade da drasiana.
Em sociedade com Pierre Michaux, conseguiu colocar sua criação no mercado. O inventor mudou-se para os Estados Unidos em 1965, quando patenteou a ideia, mas não encontrou interessados em produzir seu invento em larga escala. Quando voltou à França, percebeu que seu antigo sócio estava colhendo os lucros de sua invenção. Após um longo processo de violação de patente contra o ex-sócio, conseguiu vender a ideia para o norte-americano Albert Pope. Mesmo assim, morreu no anonimato aos 41 anos, e passou a ser reconhecido postumamente por seu feito.
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