Durante os meses de agosto e setembro de 2015, pesquisadores foram posicionados em 10 capitais do país para a realização da edição de 2015 da pesquisa nacional sobre o perfil do ciclista brasileiro. O resultado será divulgado no dia 8 de dezembro, em Brasília, e traz dados inéditos sobre renda, escolaridade, motivações e principais destinos e demandas de quem anda de bicicleta como modo de deslocamento.
Mais de cinco mil ciclistas foram entrevistados nas seguintes cidades: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília, (DF), Manaus (AM), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A iniciativa partiu da Parceria Nacional Pela Mobilidade em Bicicleta, que reúne organizações de todo o país que atuam em favor de quem pedala.
Brasília
No DF, a pesquisa foi conduzida pela ONG Rodas da Paz, que, como em outras capitais, colocou seus ativistas em vários pontos da cidade para buscar saber a avaliação e questionamentos do ciclista brasiliense sobre a estrutura cicloviária de Brasília. No evento do dia 8 eles pretendem divulgar ainda dados de contagens de ciclistas feitas no DF, na EPTG, Águas Claras e Ponte do Bragueto.
A pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015 contou com o apoio do Itaú, Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo. E o evento de lançamento será feito no próximo dia 8, terça-feira, às 16h, no auditório do 16º andar do IPEA, com a presença de secretários do GDF e outras autoridades.
Leia também:
Bike Anjo realiza seu 2º Encontro Nacional em Belo Horizonte
Falta de infraestrutura desestimula ciclistas no Rio, aponta pesquisa
Maioria usa a bike para ir trabalhar, revela pesquisa sobre perfil do ciclista brasileiro