Nesta segunda-feira (30), primeiro dia útil da implantação da quarta etapa de racionalização das linhas de ônibus municipais, os usuários enfrentaram menos dificuldades para obter informações sobre as alterações. Mesmo assim, muita gente ainda estava confusa com relação ao itinerário das novas opções oferecidas para as linhas extintas.
As cinco linhas eliminadas (136, 154, 126, 128 e 155) foram substituídas pela Troncal 6 (Jardim de Alah-Rodoviária), desde sábado. No mesmo dia entrou em operação a Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório), subsituindo a 354. Já a 434 que seguia do Grajaú ao Leblon, só está indo até Botafogo. Na semana passada a prefeitura multou as empresas em R$ 50 mil por falha nas informações aos usuários.
A acompanhante de idosos Maria de Jesus Albuquerque, de 59 anos, moradora em Belford Roxo, costumava pegar o 155 na Central, mas ontem foi para o Terminal Padre Henrique Otte, perto da Rodoviária. Chegando lá descobriu que Troncal 6 não era a melhor opção para chegar à Rua Santa Clara, em Copacabana, onde trabalha, e foi orientada por uma agente a pegar a 173 (Rodoviária -Leblon).
"Mesmo assim vou ter de soltar na São Clemente, em Botafogo, e pegar outro ônibus. Se for na Troncal 6 vou ter de caminhar muito", reclamou.
Usuária da 128, a doméstica Marita da Silva, de 58 anos, também estava perdida e teve de buscar informação com a agente para chegar no trabalho, em Ipanema. Na Central do Brasil, alguns passageiros eram obrigados a atravessar as três pistas da Avenida Presidente Vargas para pegar um ônibus em direção à Zona Sul.
"Cada semana é uma mudança. A gente fica perdida", se queixou Valdete de Lourdes Paula, de 44 anos, cuidadora de idosos em Botafogo e ex-usuária da linha 155.
Desde 3 de outubro, quando começaram as mudanças nos ônibus, foram criadas oito novas linhas, 12 tiveram trajetos alterados e outras 23 foram extintas.
Mudanças no trânsito
A segunda-feira foi de mudanças também para motoristas. A pista da Avenida Rio de Janeiro foi estreitada no sentido Ponte-Rio Niterói, para a continuidade das obras de construção da adutora que ligará o Reservatório do Pedregulho, em São Cristóvão, ao Reservatório do Morro do Pinto, na Região Portuária. Apenas duas das três faixas da via estão liberadas ao trânsito. Motoristas não enfrentaram dificuldades pela manhã, já que o fluxo maior de veículos era no sentido oposto.
Leia também:
RJ: Empresas de ônibus são multadas em R$ 50 mil por desinformação
Falta de infraestrutura desestimula ciclistas no Rio, aponta pesquisa
Maioria usa a bike para ir trabalhar, revela pesquisa sobre perfil do ciclista brasileiro