A associação Transporte Ativo divulgou nesta quinta-feira (26), durante evento no Rio de Janeiro, os dados da pesquisa "Perfil do ciclista brasileiro", realizada em 10 capitais brasileiras entre os meses de agosto e setembro deste ano.
Nesse período, a pesquisa foi aplicada pelas associações de ciclistas das cidades participantes, que entrevistaram 5012 pessoas que utilizam a bicicleta como modo de transporte ao menos uma vez por semana.
Resultados
A pesquisa identificou que, na sua maioria, o ciclista brasileiro tem entre 25 e 34 anos, pedala cinco dias ou mais por semana, adota a bicicleta como modo de transporte há menos de cinco anos, faz integração com outro modo, tem renda entre um e dois salários mínimos e leva entre 10 e 30 minutos nos seus deslocamentos.
O maior uso da bicicleta é motivado, em primeiro lugar por trabalho (88,1%), seguido de lazer (76%), compras (59,2%) e estudo (30,5%).
As maiores motivações para pedalar são a rapidez/praticidade (44,6%) e os benefícios para a saúde (25,9%). Já os maiores problemas enfrentados são a falta de educação no trânsito (34,6%) e a falta de infraestrutura cicloviária (26,6%).
Iniciativa
A pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro é uma iniciativa da Transporte Ativo com patrocínio do Itaú e equipe técnica do PROURB – UFRJ e Observatório das Metrópoles. As organizações parceiras foram Ciclourbano (Aracaju), BH em Ciclo (Belo Horizonte), Rodas da Paz (Brasília), Pedala Manaus, Mobilidade Niterói, Mobicidade (Porto Alegre), Ameciclo (Recife), Bike Anjo Salvador, Ciclocidade (São Paulo) e União dos Ciclistas do Brasil.
Os dados da pesquisa e outras mais informações podem ser acessados em: http://www.ta.org.br/perfil/ciclista.pdf
Leia também:
Falta de infraestrutura desestimula ciclistas no Rio, aponta pesquisa
Ciclistas no Recife enfrentam série de dificuldades, aponta estudo
Ciclovias do Guarujá (SP) precisam de melhorias