A matéria foi ao ar no Jornal Nacional de sexta-feira, 5 de novembro, logo após a inauguração da ciclofaixa/ciclovia no bairro de Moema, zona sul de São Paulo. Mostrava uma senhora raivosa, que protestava contra a novidade: "Onde minhas clientes, que são milionárias, irão estacionar seus carros?”, perguntava a entrevistada, provavelmente uma comerciante do bairro.
A reportagem seguiu mostrando os resultados do Estudo Mobilize 2011 sobre mobilidade urbana sustentável, no qual a cidade de São Paulo obteve a última classificação entre nove capitais brasileiras. E terminou com uma entrevista de Thiago Guimarães, consultor do Mobilize Brasil e coordenador do estudo.
A partir daí, o vídeo com a matéria espalhou-se pela internet, em dezenas de sites e blogs, com centenas de comentários apaixonados e cômicos sobre "as madames de salto alto que não podem (ou não sabem) andar de bicicleta".
Bicicletas, ciclovias e ciclofaixas podem sim jogar um papel importante na conexão entre os sistemas de transporte das grandes cidades - metrô, trens urbanos e ônibus - e também servem para os pequenos trajetos no interior dos bairros, para ir à escola, à padaria, ao supermercado e (até) ao cabeleireiro.
Mas, como a polêmica já alcançou as redes sociais, rádio, tevês e jornais, queremos voltar ao debate sobre o tema aqui no Mobilize Brasil. Responda à enquete e, se puder, deixe seu comentário. Em breve, publicaremos os resultados.
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