Incentivar a bicicleta como meio de transporte desde a infância é a proposta da Escolinha Bike, iniciativa que já percorreu diversas cidades brasileiras e que agora foi realizada em Salvador. Por iniciativa da Prefeitura de Salvador e do banco Itaú, o movimento Salvador Vai de Bike e a Comparte Bike levaram neste fim de semana à Praça da Sé, no Pelourinho, esta ação que busca educar os pequenos para o uso das vias da cidade, destacando seu papel com segurança no trânsito.
Em sua oitava edição, a Escolinha Bike reuniu 60 crianças apenas no sábado (14) e muitas outras no domingo. Voltada para crianças entre os dois e os sete anos, a iniciativa, de acordo com o coordenador de operações especiais da Comparte Bike Sérgio Maia, pretende apresentar à bicicleta aos pequenos, além de oferecer uma mini-aula sobre o trânsito local.
Após a mini-aula, as crianças podem aproveitar o pequeno espaço lúdico, com capacidade para até dez guris, para pedalar durante dez a quinze minutos. Ao final da diversão, se a criança demonstra que fixou bem as orientações passadas pelos instrutores, ela ganha uma habilitação simbólica. “É uma forma de mostrar aos pequenos que eles estão contribuindo com um trânsito mais pacífico”, explicou Maia.
Em Salvador, a Escolinha já levou mais de 700 crianças a experimentar a pedalada. Além da capital baiana, a iniciativa gratuita já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre, agregando aproximadamente sete mil crianças.
No domingo (15) pela manhã, o funcionário público Washington Torres levou o pequeno Wallace, de 6 anos, para um nova pedalada. “Ele não costuma ter sempre essa oportunidade, mas gosta de pedalar. Acho importante uma iniciativa como essa, já que ele começa a ter consciência no trânsito desde cedo”, explicou Torres, que já havia levado o filho a outra edição da Escolinha, em São Cristóvão.
Outras iniciativas
Ainda no domingo, o Salvador Vai de Bike também montou um mini-circuito na Praça do Imbuí, onde ciclistas da Escola Bike Anjo também ensinaram os pequenos a obter mais segurança durante a pedalada. A participação foi garantida com a doação de dois saquinhos de leite pela camiseta do evento. A arrecadação será destinada à Casa de Apoio Solange Praga – instituição que trabalha com crianças com câncer e cardiopatas vindas do interior da Bahia.
As ciclofaixas de lazer também integram programas para incentivar o uso da bicicleta pela cidade. Elas funcionam sempre aos domingos no Campo Grande, Barra, Parque da Cidade e Magalhães Neto, no período entre 7h às 17h. Para utilizar as “azuizinhas”, basta fazer um cadastro nas tendas móveis ou através do site www.ciclofaixa-ssa.com.br, efetuando credenciamento único no valor de R$ 1, com uso do cartão de crédito.
Leia também:
Crianças ganham mini circuito de bike, para aprender a pedalar
Crianças na pista, a caminho da escola
Pedala Zezinho fecha o ano com festival em SP neste sábado (18)
Muito mais do que uma ciclovia