Com participação do governador André Puccinelli, do prefeito Nelson Trad Filho e do diretor geral do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira, o Departamento Estadual de Trânsito em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e outras entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito, lança nesta quinta-feira (10) a campanha “Pedestre, eu cuido!”.
A campanha será realizada em sete pontos do centro da cidade onde circulam pessoas de todos os bairros. Para cada ponto da campanha estará presente uma equipe de técnicos do Detran-MS, Agetran, Ciptran e demais membros do GGIT. Durante 15 dias de atividades, os motoristas serão abordados e orientados sobre como proceder quando o pedestre demonstrar intenção de atravessar ou estiver atravessando a via.
"A campanha é direcionada a todos os condutores. Pois é preciso ter em mente que o pedestre é a vítima no trânsito. Não existe local inadequado para o pedestre e sim, um local mais adequado para ele fazer a travessia, que é a faixa de pedestre. Portanto, na via, o pedestre tem a preferência e não o carro", enfatizou Carlos Henrique dos Santos Pereira, diretor-presidente do Detran-MS, na manhã de hoje (9), ao apresentar os principais tópicos da campanha.
O objetivo do Detran-MS é fazer com que o condutor campograndense adquira o hábito de dar preferência ao pedestre, aos moldes do que é aplicado hoje em Brasília, Goiânia e outras capitais. "Nessas cidades deu certo porque houve um apoio maciço da imprensa. Por isso, pedimos que os veículos de comunicação comprem esta ideia e sejam nossos parceiros nesta campanha. Precisamos lembrar que a preferência na via é sempre do pedestre", enfatizou Santos Pereira.
Serão distribuídos materiais informativos sobre deveres dos motoristas com relação aos pedestres e adesivos para quem aderir e quiser colaborar com a campanha. “A campanha vai trabalhar a conscientização dos condutores em sete pontos da cidade. Após os 15 dias aplicaremos a fiscalização aos condutores que desrespeitarem a faixa de pedestres", explicou o tenente-coronel Alírio Villasanti, comandante Ciptran.
A campanha deve durar até o início das aulas em 2012, quando a campanha sobre trânsito no retorno à escola desta vez terá como foco o pedestre. Eles serão orientados por professores e técnicos do Detran-MS, de como devem se portar nas ruas, atravessando na faixa de pedestre, em linha reta e sinalizando a intenção de atravessar.