O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), esteve reunido em Brasília, na tarde dessa quarta-feira (28), com o ministro das Cidades Gilberto Kassab. Do encontro, foi decidida a autorização para a abertura de licitação para obras e aquisição de novos trens do metrô da capital Teresina.
“Trata-se de um contrato no valor de R$ 430 milhões dentro do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Mobilidade. O objetivo é modernizar o sistema de transporte da capital”, explica o governador. Segundo Dias, com os novos trens, do tipo Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), a intenção é ter um transporte com mais qualidade, mais segurança e maior velocidade. O processo licitatório para a aquisição desses veículos já teve início, informou.
De acordo com o secretário estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, a intervenção contemplará a reforma e construção de 12 estações, compra de composições novas, os modernos VLTs, que entre as vantagens ainda oferece mais conforto térmico e sonoro aos usuários. “A ideia é que a licitação para contratação de empresa para execução da obra e fornecimento dos trens seja feita por meio da modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é mais ágil”, completa Guilhermano. Segundo ele, o recurso também contempla o estudo de viabilidade técnica e econômica para as linhas Sul, Norte, Leste e Timon.
Leia também:
Pedestres reclamam da falta de faixas para travessia segura em Teresina
Ônibus coletivos de Teresina devem ter ar-condicionado em 2016
Obras no metrô de Teresina reduzem viagens pela metade