Prefeitura de Florianópolis informou que representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades virão à capital para a assinatura de liberação da primeira parcela do recurso para obras de mobilidade urbana. Este repasse havia sido anunciado já em julho, quando o ministro Gilberto Kassab visitou a cidade.
Com o valor à disposição, a Prefeitura pretende concluir as obras complementares de integração dos corredores de ônibus e requalificação de vias que no futuro irão compor o primeiro anel viário da cidade. O próximo passo é a aprovação dos projetos pela Caixa Econômica Federal e a abertura de licitação. Se tudo ocorrer dentro do previsto, as obras começam até o fim do ano, com prazo de 36 meses para conclusão, garante o gestor.
Transporte coletivo
“São obras jamais realizadas na cidade, todas conectadas a um objetivo maior: incentivar o uso do transporte coletivo e como consequência melhorar definitivamente o tráfego de veículos. Diferente do que vinha se fazendo, não estamos realizando obras para resolver um congestionamento pontual, mas para transformar o modo como nos deslocamos”, disse o prefeito Cesar Souza Junior (PSD).
A prefeitura citou estudos atuais sobre a mobilidade em Florianópolis indicando que 48% dos moradores se deslocam de carro e apenas 24% de ônibus. Com as obras, o objetivo é dobrar este índice do transporte coletivo. “Queremos chegar a um patamar de metade da população utilizando ônibus para se deslocar. Para isso, vamos fornecer a estrutura necessária com um transporte público inteligente e eficiente”, afirmou o prefeito.
Leia também:
Prefeitura de Florianópolis muda projeto e cria corredor para ônibus na Beira-Mar Norte
Ministro libera R$ 36,01 milhões para corredor de ônibus em Florianópolis
Em Florianópolis, ministro das Cidades deve anunciar financiamento para anel viário