O documentário “Homem Livre” terá sua primeira exibição em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, no dia 21, quarta-feira, às 20h30. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. O longa-metragem conta a viagem ao redor do mundo sobre uma bicicleta que o brasileiro Danilo Perrotti Machado realizou, pedalando 50 mil km, por 59 países.
Com roteiro e direção de Gisele Mirabai, esposa do viajante, o filme foi rodado em cinco países, trazendo também os vídeos que o próprio Danilo fez em vários partes do planeta, com uma câmera acoplada à bicicleta. O documentário tem 82 minutos de duração, foi finalizado em DCP em parceira com a TeleImage e produzido pela produtora Ciao Ciao Produções, com o patrocínio da Ical e da Cemig. Após a sessão, Danilo estará autografando o livro Homem Livre, que conta a história dessa mesma aventura.
“Homem Livre” traz as impressões de Danilo sobre os povos do mundo, enquanto percorria lentamente de bicicleta 59 países do globo, durante três anos, três meses e três dias. Com enfoque nas diferentes culturas que ele atravessou, como a árabe no Oriente Médio, a hindu na Índia e a budista no Sul Asiático, “Homem Livre” reflete sobre as semelhanças que existem entre todos os seres humanos, por trás das diferentes fronteiras, bandeiras e camadas culturais.
A direção de fotografia é de Cristina Maure, que apresenta belíssimas imagens do planeta Terra. O filme foi rodado no Nepal, Índia, Omã, Peru e em boa parte do Brasil, na floresta amazônica, nas praias do Nordeste e na Estrada Real, em Minas. O roteiro é assinado por Gisele Mirabai e Nathália Okimoto, esta também encarregada da montagem. Ambas fizeram uma imersão nas mais de 100 horas de material bruto para construírem, em apenas 82 minutos, uma história com o máximo de fidelidade às sensações que Danilo experimentou, durante a sua travessia de bicicleta por mais de três anos.
Por fim, o filme tem trilha sonora de Rafael Nelvam, que confere força às imagens da natureza e dos povos do planeta. Segundo os realizadores, este é um filme para contemplar e refletir.
A Viagem
Danilo Perrotti Machado saiu de bicicleta de Belo Horizonte, no dia 8 de agostp de 2008, e retornou à mesma cidade no dia 11 de novembro de 2011, depois de percorrer 50 mil km, pedalando por 59 países. Além do desejo de conhecer os povos e as culturas do mundo, o rapaz foi movido pela própria vontade do esforço físico. Do Brasil, Danilo seguiu para a Europa, cruzou o Oriente Médio e um trecho do norte da África; atravessou por um ano a Ásia, de onde partiu para a Oceania, descendo em seguida as Américas e voltando ao Brasil, depois de três anos, três meses e três dias cruzando o globo terrestre sobre pedais.
Serviço
Filme: "Homem Livre"
Exibição: Dia 21/10 (quarta-feira), às 20h30
Local: Cinemateca Brasileira, sala BNDES.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP.
Capacidade da sala: 210 lugares.
Entrada Gratuita
Veja o trailer:
HOMEM LIVRE - Promocional from Ciao Ciao on Vimeo.
Leia também:
Série "Pedalar é Preciso" da TV Brasil é premiada
Gosta de cinema? Então, assista a 40 curtas sobre mobilidade
Mobile Film Festival: Act on Climate Change