São José dos Campos (SP) abre licitação para integrar bicicletas ao transporte público

Sistema pretende entrar em funcionamento até o início de 2016. Empresas têm até 19 de outubro para apresentarem propostas

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Fonte: G1  |  Autor: Nicole Melhado  |  Postado em: 08 de outubro de 2015

São José dos Campo terá bicicleta pública

São José (SP) terá serviço de bicicleta pública

créditos: Divulgação/ PMSJC

 

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) está com edital aberto para implantar um sistema de bicicletas integrado ao transporte público na cidade. O investimento previsto é de R$ 4,5 milhões e o serviço deve começar a funcionar no início de 2016.

 

De acordo com a Secretaria de Transportes, serão implantadas 22 estações, com 10 bicicletas cada, no centro e em parte da região norte e oeste inicialmente. A intenção da administração municipal com a iniciativa é promover o transporte rápido e sustentável.

 

Modelo semelhante ao que São José quer adotar já é usado em Santos, no litoral sul de São Paulo. Além disso, o serviço de aluguel de bicicletas também já funciona em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Bilhete único

O uso das bicicletas em São José vai ser atrelado ao bilhete único. Quem não tiver o cartão, poderá utilizar uma bicicleta de forma gratuita pela primeira meia hora e as demais horas ou frações de hora serão cobradas ao valor de R$ 5. Haverá ainda um aplicativo que possibilitará que os usuários se programem para a utilização de um período maior de tempo, como para o uso diário (R$ 5), mensal (R$10) e até anual (R$ 80).

 

Segundo a prefeitura, para utilizar o sistema, será necessário um cadastro prévio e será disponibilizada além do bilhete único, o acesso ao veículo usando por cartão de crédito. As empresas interessadas em participar da licitação podem fazer propostas até o próximo dia 19.

 

Mobilidade

O grupo Ciclistas de São José, adepto ao uso do veículo, teme uma baixa adesão ao uso de bicicletas públicas por conta do medo diante de um trânsito, considerado por eles, agressivo e inseguro.

 

“A implantação do sistema de bikes públicas deve ser acompanhado por um plano cicloviário elaborado com a participação popular, com maior integração e ampliação das ciclovias e ciclofaixas”, afirma Federica Fochesato, integrante do movimento.



Para o grupo as estações deveriam ser instaladas especialmente nas regiões onde há maior oferta de serviços e postos de trabalho. “A implantação de bikes públicas já é discutida há pelo menos seis anos. Acreditamos que a adesão só ocorrerá se houver incentivo à cultura do uso da bicicleta”, disse ainda a ciclista.

 

Investimentos
Segundo a prefeitura, nos últimos dois anos foram implantados 29 km de faixas para ciclistas, 42% do total da malha cicloviária da cidade. O governo municipal prevê ainda a extensão do sistema de bicicletas públicas para as demais regiões da cidade e novos investimentos para interligar as ciclovias já existentes.

 

“A implantação das bicicletas públicas já era discutida dentro do plano de mobilidade, que prioriza o transporte público. Já estamos ampliando as ciclovias e trabalhamos na conscientização para o uso compartilhado das vias entre as bicicletas e os demais veículos automotores no centro da cidade”, explicou a diretora de Trânsito, Athanasia Janet Michalopoulos.

 

“Diferentes do serviço oferecido por empresas privadas nas capitais [São Paulo e Rio de Janeiro], em São José o sistema será custeado 100% pela prefeitura, para que tenhamos mais controle sobre as regras e a implantação”, esclareceu a diretora de Trânsito.

 

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