O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, criticou a atual infraestrutura de mobilidade urbana das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e, ao participar nesta terça-feira de debate na Comissão Especial que discute a Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, resumiu: "é um pesadelo viajar em São Paulo".
O dirigente admitiu que as organizações para Mundiais como o da Fifa não são perfeitas, mas disse que é preciso trabalhar em conjunto para garantir a realização da Copa do Mundo sem percalços.
"Se vocês acreditam que a Copa do Mundo é uma organização perfeita, estão longe de ter razão. Estamos atrasados e não podemos perder mais um dia. Sim, os estádios serão construídos. Nós, da Fifa, viajamos para as 12 cidades e se deslocar em SP é um pesadelo", comentou.
"Você sai no aeroporto às 8h e leva meio dia para chegar ao destino. Não pode ser dessa forma. A Copa das Confederações de 2013 será um grande teste para nós, mas será tarde para fazer alguma mudança fundamental.
Trabalhar juntos é o meio de conseguir realizar a Copa. Ou fazemos juntos ou não faremos mais", disse Valcke aos parlamentares.
"Trabalhamos com as diferentes cidades para assegurar que tenham um meio de transportar as pessoas de um jeito mais fácil", completou ele, citando como possibilidade para um transporte eficiente durante a Copa a adoção de linha de ônibus específicas e de linhas exclusivas para acesso particular e a instituição de férias escolares.
Mais notícias sobre São Paulo-SP:
'Multa tripla' por calçada passa a valer
Ministério Público investiga lotação no metrô de SP
São Paulo terá em breve uma nova ciclovia
Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP