Segundo informações do blog 'De Bike', do 'O Globo', o Rio de Janeiro será a sede da edição do Velo City Global de 2018.
O evento foi realizado pela primeira vez em 1980 em Bremem, na Alemanha. Desde então, 22 edições já foram realizadas.
Até 2011 o Velo-City era um evento europeu, quando, em 2012, foi realizado em Vancouver, no Canadá.
Desde então, uma edição é realizada na Europa e outra fora. Depois de Vancouver, Adelaide, na Austrália, foi a segunda cidade fora do velho mundo a receber o evento.
Taipei, em Taiwan, será a próxima sede do evento global que será relalizado no final de fevereiro do próximo ano.
A última edição do Velo-City foi realizada em junho passado, em Nantes, na França. Ela contou com a maior delegação brasileira no evento: foram mais de 40 que se somaram aos 1500 participantes de 80 países.
A escolha do Rio de Janeiro vem como um reconhecimento à política de incentivo à bicicleta que a cidade realiza. As cidades sede do evento passam por um processo de seleção que leva em conta a sua qualidade em relação a mobilidade por bicicleta.
Nesta semana, a cidade atingiu a marca de 400 km de ciclovias. Até 2016 a meta é atingir 450 km de extensão.
Idenpendente dos quilometros de malha cicloviária, a cidade carioca ainda tem muito a percorrer para se aproximar de outras cidades que já foram sedes do evento, como Copenhagen, Nantes, Paris, Groningen e Bremen.
De toda forma, será uma experiência imperdível para estimular que boas ações sejam realizadas em todas as cidades do Brasil. A troca de experiências e a possibilidade de se conhecer o que de melhor esta sendo realizado em todo o mundo para promover a bicicleta faz do Velo-City um evento único que merece ser acompanhado.
Leia também:
Velo-City, na França, tem recorde de público e de brasileiros presentes
Teste urbano: ciclovias cariocas são invadidas por carros e até lixo
Pesquisa inédita mostra o perfil do ciclista brasileiro