A primeira ciclovia de Boa Vista começou a ser construída na rua Carmelo, bairro Pintolândia, e está prevista para ser concluída em 45 dias. A via exclusiva vai ligar a zona Oeste à Leste da cidade. De acordo com o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Antônio Carvalho, a previsão da obra de mobilidade completa é de um ano e meio. Ao todo, serão construídos 50 quilômetros de ciclovias.
Ter um espaço exclusivo pra trafegar com segurança sem ter que disputar com os carros é o sonho de muita gente que usa a bicicleta como meio de transporte ou para a prática de exercícios. Ciclistas que costumam passar pelo local estão animados com a novidade. "Vai melhorar e muito com a ciclovia. Às vezes, precisamos atravessar a rua e é complicado, ainda mais quando chove, pois fica com muita lama", diz a dona de casa Gracilene da Silva. O agricultor Manoel Pereira também comemora o início das obras. "Vai melhorar 100% para o ciclista, para o motorista. Esse trecho é muito 'apertado' para andar de bicicleta", analisa.
O secretário adjunto de Obras e Urbanismo diz que com a via exclusiva os usuários estarão mais seguros. "O objetivo é dar mais segurança para os ciclistas, já que vão ser ciclovias totalmente separadas do asfalto, onde existe o trânsito de veículos. Além disso, vão ser feitas calçadas com acessibilidade em todo o trecho da rua Carmelo, o que dará também mais proteção aos pedestres", ressalta.
Após a conclusão total dos serviços, a ciclovia vai compreender o Conjunto Cidadão, na rua N-25, passando pela rua Izídio Galdino, no Senador Hélio Campos, até encontrar a rua Carmelo, no trecho do Jardim Tropical, seguindo por vários outros bairros até a avenida Ville Roy. As ordens de serviço para o início das obras do Plano de Mobilidade Urbana foram assinadas pela Prefeitura de Boa Vista em julho deste ano, quase dois anos após o anúncio do projeto orçado em R$ 60 milhões e que prevê, além da construção de ciclovias, calçadas, pontes, abrigos de ônibus e reforma de um mini-terminal até dezembro de 2017.
Leia também:
Moradores de Boa Vista (RR) reclamam da falta de transporte público
MPF em Roraima ajuíza ação para a instalação de passarelas na BR-174
Boa Vista passa a ter frota de ônibus acessível