Em Manaus, placa 'malcriada' chama atenção sobre a falta de respeito ao pedestre

Acidentes em plena faixa de pedestre motivou a colocação do banner no canteiro central da avenida - medida que foi aprovada pela maioria

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Kelly Melo  |  Postado em: 15 de setembro de 2015

Placa tenta que motoristas respeitem a faixa

"Placa-desabafo" tenta que motoristas respeitem a faixa

créditos: Antônio Lima/A Crítica

 

Cansados de presenciar acidentes de trânsito e ter dificuldade para atravessar na faixa de pedestres localizada entre a avenida Rodrigo Otávio e rua São Luís, no Coroado, zona leste de Manaus, o professor universitário Welton Oda e sua namorada, Karine Sanches, decidiram colocar um banner com uma frase “malcriada” no canteiro central da via para chamar a atenção dos motoristas que passam por ali. A medida foi aprovada por moradores e usuários do transporte coletivo.

 

O auxiliar de almoxarifado, Paulo Sérgio da Silva, 26, contou que presenciou cinco acidentes nos últimos meses e relata que todos os pedestres sofrem para fazer a travessia com segurança. “Os carros vêm em alta velocidade e mesmo a gente esticando os braços, tem gente que não para. Aí fica difícil”, reclamou.

 

A idosa Lurdes da Silva, de 70 anos, disse que até conformou com banner (apesar do “palavrão” estampado nele), mas afirmou que o problema é antigo e tende a piorar, tendo em vista que a avenida Rodrigo Araújo é uma via de fluxo intenso.

 

“Nos horários de pico o problema piora porque é aí que o pedestre não tem vez mesmo. Mora aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. Deviam colocar um sinal para ver se melhora”, sugeriu a moradora.

 

Além das reclamações dos usuários, a faixa pedestre também está apagada, o que dificulta a passagem no período da noite.

 

De acordo com Karine Sanches, o banner foi instalado em uma árvore no canteiro central da avenida no último sábado e a ideia surgiu como um desabafo, uma vez que os direitos dos pedestres são desrespeitados.

 

“Nós divulgamos nas redes sociais e está sendo bastante comentados. Chamou a atenção. Mas ainda não deu para perceber se  deu para mudar o comportamento dos motoristas”, explicou.

 

Obras na rotatória

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que à medida que as obras de revitalização no Complexo Viário Gilberto Mestrinho forem concluídas, a sinalização viária, incluindo as faixas de pedestres, será revitalizada.

 

Leia também:

Especialistas e cicloativistas discutem políticas públicas para a mobilidade em Manaus 

No Amazonas, 'Calçada Legal' inicia em setembro ações de conscientização

Boa parte das vias de Manaus estão com as faixas de pedestres quase apagadas 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário