Cansados de presenciar acidentes de trânsito e ter dificuldade para atravessar na faixa de pedestres localizada entre a avenida Rodrigo Otávio e rua São Luís, no Coroado, zona leste de Manaus, o professor universitário Welton Oda e sua namorada, Karine Sanches, decidiram colocar um banner com uma frase “malcriada” no canteiro central da via para chamar a atenção dos motoristas que passam por ali. A medida foi aprovada por moradores e usuários do transporte coletivo.
O auxiliar de almoxarifado, Paulo Sérgio da Silva, 26, contou que presenciou cinco acidentes nos últimos meses e relata que todos os pedestres sofrem para fazer a travessia com segurança. “Os carros vêm em alta velocidade e mesmo a gente esticando os braços, tem gente que não para. Aí fica difícil”, reclamou.
A idosa Lurdes da Silva, de 70 anos, disse que até conformou com banner (apesar do “palavrão” estampado nele), mas afirmou que o problema é antigo e tende a piorar, tendo em vista que a avenida Rodrigo Araújo é uma via de fluxo intenso.
“Nos horários de pico o problema piora porque é aí que o pedestre não tem vez mesmo. Mora aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. Deviam colocar um sinal para ver se melhora”, sugeriu a moradora.
Além das reclamações dos usuários, a faixa pedestre também está apagada, o que dificulta a passagem no período da noite.
De acordo com Karine Sanches, o banner foi instalado em uma árvore no canteiro central da avenida no último sábado e a ideia surgiu como um desabafo, uma vez que os direitos dos pedestres são desrespeitados.
“Nós divulgamos nas redes sociais e está sendo bastante comentados. Chamou a atenção. Mas ainda não deu para perceber se deu para mudar o comportamento dos motoristas”, explicou.
Obras na rotatória
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que à medida que as obras de revitalização no Complexo Viário Gilberto Mestrinho forem concluídas, a sinalização viária, incluindo as faixas de pedestres, será revitalizada.
Leia também:
Especialistas e cicloativistas discutem políticas públicas para a mobilidade em Manaus
No Amazonas, 'Calçada Legal' inicia em setembro ações de conscientização
Boa parte das vias de Manaus estão com as faixas de pedestres quase apagadas