Inaugurada no último sábado (5), a Rede Cicloviária de Moema, na zona sul da capital paulista, tem causado polêmica entre as pessoas. Alguns dos usuários reclamaram da falta de sinalização e de informação sobre as novas ciclovias.
Outro problema apresentado foi o fato de, com a instalação das faixas, os carros ficam estacionados longe da calçada. Desinformadas, muitas pessoas acreditavam que os veículos estavam esperando a movimentação dos outros carros, o que causou uma grande fila.
Ainda assim, o problema não foi causado apenas pelos carros. Alguns ciclistas foram flagrados andando na calçada e na contramão das vias, mesmo com as ciclovias. Outros tiveram que sair do trecho pintado, pois havia um carro estacionado em cima do novo trajeto.
Os comerciantes do bairro também criticaram a implantação. Alguns deles disseram achar que a implantação das faixas pode fazer diminuir o comércio na região. Para especialistas, a aceitação das pessoas virá com o tempo.
A ciclovia
A Rede Cicloviária de Moema é composta por 3,3 km de ciclovias e 6,5 km de rotas de bicicletas e tem como objetivo estimular o uso da bicicleta na região como modo de transporte cotidiano e oferecer segurança ao ciclista com as faixas exclusivas para sua circulação.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a principal alteração realizada no sistema viário é na avenida Iraí, que passa a ter sentido único de circulação no trecho entre a alameda dos Anapurus e a alameda dos Nhambiquaras.
As novas ciclovias tem sentido único de direção e se estendem lateralmente entre a calçada e as vagas de zona azul às vagas de estacionamento rotativo.
A Rota de Bicicleta será implantada de forma semelhante às implantadas no Brooklin e no Butantã, ou seja, os veículos irão compartilhar o espaço com as bicicletas, mas deverão ficar atentos às sinalizações horizontal e vertical implantadas no local. Esta nova rota passará ao longo da alameda dos Anapurus, avenida Aratãs, rua Inhambu, rua Canário, avenida Sábia e rua Dr. José Cândido de Souza.
As ciclovias passam pelas seguintes vias:
• avenida Rouxinol; avenida Aratãs, no trecho entre rua Araguari e alameda Anapurus
• avenida Pavão; avenida Iraí, no trecho entre rua Araguari e alameda Anapurus
• rua Araguari, entre avenida Pavão e avenida Rua Rouxinol
Mais notícias sobre São Paulo-SP:
MP-SP pede saída de presidente do Metrô de São Paulo
'Multa tripla' por calçada passa a valer
Ministério Público investiga lotação no metrô de SP
São Paulo terá em breve uma nova ciclovia