O bonde de Santa Teresa, no Rio, voltou a funcionar nesta segunda-feira (27) após ficar parado por quatro anos, por causa do acidente que deixou mais de 50 feridos em 2011. A viagem inaugural aconteceu às 11 horas, com moradores da região e turistas entre o Largo da Carioca e o Largo do Curvelo. O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, pediu desculpas pelos transtornos causados no bairro durante as obras.
"O Estado tem que reconhecer que tivemos muitos problemas nessa obra e causamos transtornos aos moradores de Santa Teresa. Mas encaramos o início desses serviços também com um pedido de desculpas do estado com os moradores do bairro. Tivemos várias intercorrências: começaram com uma obra da Cedae, que causou impacto no cronograma de obras; a própria execução no bairro com ruas estreitas representou um desafio para as obras e tivemos falhas do consórcio construtor que foi multado pelo estado em mais de RS 1 milhão, por duas oportunidades", afirmou Osório.
Para garantir a segurança dos passageiros, não é mais permitido a presença de pessoas em pé no transporte e a lotação máxima é de 32 pessoas. Durante este período de pré-operação, o intervalo entre as viagens será de 20 minutos e não haverá cobrança de passagem. Uma longa fila de passageiros esperava para andar o bonde por volta das 12h15.
1ª viagem
A turista Berenice de Almeida, de 52 anos, estava visitando o bairro de Santa Teresa nesta segunda-feira e resolveu ir para o Largo da Carioca de bonde. Ela afirmou que a viagem foi uma experiência legal e que o transporte "charmoso" combina com o bairro. Berenice disse também que espera que todos os cuidados necessários tenham sido tomados para evitar uma nova tragédia.
"Foi um acidente grave, mas estou acreditando que houve um cuidado na reformulação dos bondes e revisão dos trilhos. Acredito, espero", afirmou.
Ao comentar sobre as diferenças do novo bonde, Osório contou que o novo transporte terá um "freio magnético" para evitar acidentes.
"O novo bonde tem dois objetivos. Por um lado, manter as características do bonde original, ou seja, o jeito do bonde original que é a cara de Santa Teresa. E por outro, agregar tecnologia, principalmente nos quesitos de segurança. Nos temos no novo bonde quatro sistemas de freios, sendo o quarto um freio magnético, de emergência que para o bonde sob qualquer circunstância", disse o secretário.
Os bondinhos pararam de circular em agosto de 2011, quando a falta de manutenção do sistema provocou um acidente grave, deixando seis pessoas mortas e 50 feridas.
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