Inaugurado com pompas há mais de ano, em fevereiro do ano passado, onde foram consumidos R$ 7,433 milhões, e ainda sem utilização, o elevado conhecido como a ferradura da Sefaz, e obra integrante do complexo do VLT, na avenida Rubens de Mendonça, passará por testes finais para ser finalmente liberado.
A LSE – Laboratórios de Sistemas Estruturais, consultoria que compõe o consórcio do VLT, faz na madrugada desta quarta-feira (22) testes de carga no viaduto Jamil Boutros Nadaf (o mesmo elevado da Sefaz), usando a técnica de ensaios de carga, para verificar a sua capacidade de comportar peso, a resistência das fundações e estruturas da construção.
Interditado seis meses após a inauguração, quando foram constatados problemas de fissuras no ‘greide’ e nos pilares de sustentação, o elevado recebeu obras de reparo executadas pelo próprio consórcio construtor e já estará pronto, segundo expectativas e anúncios da secretaria estadual de Cidades (Secid).
De acordo com a LSE, para a realização dos testes será utilizado um caminhão com carga de aproximadamente 45 toneladas, que trafegará pelo elevado. Ainda serão instalados sensores no veículo e na estrutura do viaduto. Todo o trabalho será desenvolvido durante a madrugada para não interferir no tráfego de veículos e também para a segurança da população. O relatório final dos ensaios deve ser entregue até o dia 29 de julho para a Secretaria de Estado das Cidades (Secid). “Com base nos resultados, o governo irá realizar a liberação do viaduto para a população com a qualidade que este deve ter”, afirmou Eduardo Chiletto, secretário de Cidades do Governo Estadual. No início de junho, a Secid prometeu liberar o elevado no fim deste mês.
Reparos
Iniciados no dia 14 de fevereiro, os reparos realizados no viaduto da Sefaz contaram com reforço na fundação, escavações, concretagem em todos os pilares, além de reparos na parte superior do viaduto, onde está localizada a pista de tráfego de veículos. Também compreenderam os trabalhos, a recomposição do pavimento, guarda-rodas (balizadores de tráfego) e inserção de sinalização adequada. Ao todo, 15 etapas de serviços compreendem o trabalho de reparo.
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