A Ordem dos Advogados do Brasil/SP decidiu entrar judicialmente contra a prefeitura da capital pedindo a suspensão da redução de velocidade nas marginais do Tietê e do Pinheiros, em São Paulo
O conselho da organização aprovou iniciativa do presidente do órgão, Marcos da Costa, para que a questão seja levada aos tribunais. A entidade argumenta que a prefeitura transfere o "ônus da falta de manutenção das vias e de segurança ao cidadão".
Risco de acidentes
Consultor de várias organizações internacionais de transporte e tráfego o engenheiro Eduardo Vasconcellos acredita que reduzir a velocidade é a única forma de evitar acidentes de trânsito nas Marginais do Tietê e Pinheiros. "O argumento da OAB é forte e poderá levar à suspensão da decisão da prefeitura, o que para ele seria um erro.
"Um carro ou um caminhão carregado têm uma energia potencial que se multiplica com o aumento da velocidade. A única forma de evitar acidentes - em qualquer lugar do mundo - é reduzir a velocidade. E as Marginais são vias muito complexas, com excesso de pontos de entrada e saída, que exigem muito dos condutores de veículos. Há ali um caso clássico de overdose de tomadas de decisões, o que dificulta muito a condução dos veículos", completa o especialista.
Vasconcellos lembra ainda que essas vias têm um tráfego com uma diversidade muito grande de veículos, de caminhões a motocicletas, o que provoca milhares de conflitos ao longo de um único dia, todos com potencial para gerar acidentes. "Há muitos pontos em que o motorista de caminhão simplesmente não consegue enxergar os motociclistas, os quais, por sua vez, circulam a velocidades mais altas, nos corredores entre os veículos", lembra ele.
Vote em nossa enqueteEstamos lançando uma enquete com três alternativas para que nossos leitores possam opinar sobre essa redução, que - se der certo - poderá ser levada a outras cidades do Brasil.
Leia a matéria, registre sua opinião na
enquete aqui ao lado e, se puder, deixe também um comentário. >>>>>>>>>>
Participe!
Leia também:
São Paulo vai reduzir velocidade do tráfego
Trânsito de São Paulo mata ou fere 3 por hora
Número de atropelamentos por ônibus sobe 31% em São Paulo
Jovens têm mais medo de motoristas perigosos que de cobras ou da morte, diz pesquisa