No município de Parnaíba, ao norte do estado do Piauí, uma ciclovia ainda em construção já começa a ganhar a adesão e confiança de seu público-alvo. Os ciclistas que pedalam pelo trecho da Avenida São Sebastião, após o Mirante, no sentido bairro João XXIII, já adotaram o espaço para passeio, transporte e prática de esporte.
Com 5 km de extensão nos dois sentidos, a obra deve ser concluída até o mês de agosto, quando os 10 mil tachões de sinalização já terão sido fixados na pista, permitindo uma melhor sinalização para os motoristas de veículos automotores. De acordo com Vilker Aragão, secretário de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, da Prefeitura, o espaço vai permitir uma organização de trânsito mais eficaz. “O ciclista conta com o espaço que é exclusivo dele”, disse Vilker.
Para a maioria dos ciclistas consultados pela reportagem deste Portal, e que já utilizam a ciclovia em seus percursos, fica claro a cada dia que o lado esquerdo é o mais seguro: “Antes eu pensava que não seria o lado correto, mas hoje vejo os riscos que teríamos se fosse executada do lado direito”, disse o estudante Mateus de Oliveira.
Os critérios de segurança da ciclovia de Parnaíba foram adotados segundo os padrões de modelos já existentes no país. Além disso, campanhas educativas e de incentivo ao uso do espaço estão sendo intensificadas pela Guarda Civil Municipal. As primeiras recomendações são direcionadas aos pedestres que utilizam o espaço para a prática de caminhadas. “O espaço da ciclovia é exclusivo para ciclistas”, pontuou Vilker.
Leia também:
Mudança de vida sobre duas rodas
Fórum Sergipano da Bicicleta 2015
Fórum Nordestino da Bicicleta
Seis razões para o comércio ser amigo do ciclista e apoiar vias cicláveis