Vitória (ES) fica numa ilha e três pontes unem a cidade a outras localidades que compõem a região metropolitana, no continente. A mais nova delas, a chamada Terceira Ponte, é proibida a pedestres e ciclistas, obrigando pessoas e bicicletas a fazer um percurso de 21 km para ir da capital à vizinha Vila Velha.
Em dezembro de 2013, depois de vários protestos dos ciclistas capixabas, a Ceturb-GV, empresa que opera o sistema de ônibus metropolitano lançou a Bike GV, uma linha de ônibus exclusiva para ciclistas e suas bicicletas. Os ônibus são dotados de mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas, e fazem a travesia dos 3 km da ponte com uma tarifa de R$ 1,20. A tarifa equivale a 50% do valor da passagem das linhas regulares do sistema de ônibus. O sistema conta com dois ônibus, cada um com capacidade para até 17 bicicletas e seus respectivos donos.
Segundo a Ceturb-GV, a linha é monitorada diariamente e com a ajuda dos próprios ciclistas já foram feitos alguns ajustes para melhor atender aos usuários. Um exemplo: o ponto de Vila Velha, que ficava ao lado do Terminal Vila Velha, foi transferido para uma rua mais próxima à entrada da ponte. Alteração semelhante foi feita no lado de Vitória, o que permitiu a redução do tempo de viagem nos horários de pico, por evitar os congestionamentos na área. Dados da Ceturb-Gv indicam que em um ano e oito meses de operação, o Bike GV transportou mais de 90 mil passageiros e suas respectivas bicicletas, com 13,8 mil viagens e média de 166 passageiros/dia.
Ciclistas pedem ciclovia na ponte
O sistema foi bem recebido pelos ativistas locais, mas como uma medida paliativa, "que não resolve o problema" da circulação de ciclistas na região metropolitana de Vitória. "O ônibus fica parado no meio do congestionamento da ponte e os ciclistas ficam presos lá dentro, às vezes por 45 minutos. O que nós desejamos seria a construção de uma ciclovia na própria ponte, permitindo a travessia rápida, a qualquer hora, sem a cobrança de taxas. Os carros pagam R$ 0,80 para cruzar a ponte; por que os ciclistas têm que pagar R$ 1,20? ", pondera Rafael Darrouy, cicloativista da região.
Ele lembra que o governo do estado planeja ampliar a ponte, com a construção de mais uma pista em cada sentido, mas não atende ao pedido da população ciclista, que há vários anos pede a implantação de uma ciclovia na Terceira Ponte. "Há soluções de engeharia que permitiriam a circulação de bicicletas em segurança. Por exemplo, seria possível agregar uma pista em estrutura metálica embaixo do tabuleiro da ponte. Para evitar acidentes, bastaria incluir uma envoltória, como uma gaiola ao redor da pista de bicicletas", argumenta Darrouy.
Mesmo assm, o cicloativista defende a continuidade do Bike GV e pede que as autoridades ampliem a integração do transporte público com o sistema cicloviário. "Todos os ônibus de Vitória deveriam ter ganchos para o transporte de biclcietas, de forma que as pessoas possam completar as viagens com suas bikes em qualquer horário do dia", defende o representante dos ciclistas.
Segundo a Ceturb-GV, a linha conta com dois veículos, sendo um de reserva, e faz viagens a cada 30 minutos, nos horários de pico, e a cada 45 minutos fora do pico. Recentemente, o horário foi estendido para as 23 horas (funcionava até as 20h30) para atender a estudantes universitários e trabalhadores dos dois municípios que saem depois das 22 horas.
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