A partir desta quarta-feira (8), os passageiros dos ônibus e vans intermunicipais têm a possibilidade de avaliar o transporte, apresentar reclamações e sugestões e registrar comentários sobre os ônibus por meio de um aplicativo de celular - o “Fiscal de Bolso”, disponibilizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro), deve funcionar como canal de comunicação para os usuários do transporte.
No aplicativo, o usuário pode identificar exatamente qual ônibus embarcou e até mesmo enviar fotos do veículo. Segundo o Detro, essas informações serão integradas imediatamente ao Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) e encaminhadas para fiscalização. O app está disponível para sistemas Android, iOS, Windows Phone e pode ser baixado na App Store e na Play Store, digitando Detro-RJ no ícone busca.
Além do aplicativo, os usuários passageiros do transporte intermunicipal também podem registrar reclamações por meio do WhatsApp Fale Detro (21 98596-8545). Na primeira mensagem, o usuário precisa informar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora, para que os dados sejam incluídos no sistema. Será gerado um protocolo de atendimento para que o usuário possa acompanhar o caso. Segundo o Detro, as informações recebidas pelo Whatsapp Fale Detro serão filtradas e encaminhadas à equipe de fiscalização. Caso a irregularidade seja constatada, serão aplicadas as sanções cabíveis e o passageiro será informado.
Atualmente, para atender aos passageiros do transporte intermunicipal, o Detro também disponibiliza o canal da Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões por meio do telefone 3883-4141, e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br e site www.detro.rj.gov.br. Há ainda a Ouvidoria Itinerante, que, desde março visita os terminais rodoviários do estado para ouvir os passageiros que, no ato, podem direcionar estrategicamente as ações da fiscalização.
Leia também:
Após 4 anos, teleférico do Alemão, no Rio, dá sinais de fracasso
Impactos da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
VLT do Rio: primeira composição chega à cidade