Para realizar a terceira edição do evento que começou em 2013 como Semana da Mobilidade, a ONG Ciclovida pede apoio através do site de financiamento coletivo Catarse.
Em 2013, o primeiro evento contribuiu para o debate sobre mobilidade na cidade de Fortaleza, mostrando a importância dos deslocamentos ativos e de propulsão humana. Em 2014, já como Mês da Mobilidade, o evento foi ampliado e teve a participação de pessoas de fora da cidade para contribuir com o debate.
O crescimento do evento só foi possível graças à campanha de financiamento coletivo realizado também pelo Catarse. Na ocasião, a meta de R$ 3.500 foi atingida (e ultrapassada) graças à colaboração de 68 pessoas.
Neste ano de 2015, a meta de R$ 6.000 é mais otimista. Com o tema "Educação: o segredo para uma mobilidade mais humana", o objetivo é ressaltar o quanto a educação é imprescíndivel para a humanização da mobilidade.
O valor arrecadado será utilizado para pagar os custos das passagens dos convidades nacionais, confecção de camisetas, adesivos e cartazes e para a infraestrutura de apoio.
Atividades
Confira as atividades programadas para a edição de 2015 do Mês da Mobilidade de Fortaleza, fornecida pela Ciclovida:
1. Roda de conversa com convidados nacionais
Neste ano, reuniremos mais referências de outras cidades para contribuir com o debate em Fortaleza. Neste ano, o evento terá a presença de Paulo Aguiar (Pedala Manaus), Ênio Paipa (Bike Anjo) e Aline Cavalcante (oGangorra, Bike vs Carros, Pedalinas e muito mais!).
2. Desafio Intermodal
Diversos participantes sairão de um mesmo lugar a um mesmo destino. Mas não é uma corrida comum! Cada um deles utilizará um modo de deslocamento diferente: a pé, de bicicleta, de motocicleta, de ônibus, de carro...! Vamos comparar a eficiência de cada modo não só pelo tempo gasto, mas também pelo custo financeiro e pela poluição causada!
3. Experiência feminina em bicicletas
As Ciclanas promoverão uma roda de conversa sobre a experiência feminina em bicicletas em Fortaleza, abordando as liberdades fornecidas pelo uso do veículo e as formas de superar as principais dificuldades encontradas pelas mulheres.
4. Exibição de filmes e documentários
Assistiremos a filmes e documentários interessantíssimos sobre mobilidade. É claro, teremos rodas de conversa para debater sobre o que assistimos!
Um dos filmes exibidos este ano será o badaladíssimo Bike vs Carros! Seu sucesso não é à toa: esse filme vai mexer com você!
5. Escola Bike Anjo
O Bike Anjo Fortaleza dará suas tradicionais aulas para adultos e crianças aprenderem a pedalar! Conheça a Escola Bike Anjo!
6. Multa Moral
Tem muita gente por aí que aproveita a falha fiscalização de trânsito da nossa cidade. Não temos o poder de multar, mas vamos andar por aí avisando aos infratores que suas condutas prejudicam os seus concidadãos. Deixaremos nosso recado e convidaremos à reflexão!
7. Projeto Walk Fortaleza
Iniciativa com objetivo de incentivar o cidadão a caminhar mais, descobrir mais sua cidade e refletir sobre a falta de sinalização para pedestres! Inspirado no walkyourcity.org, queremos realizar essa iniciativa aqui novamente!
8. Bike Blitz
Abordagem de ciclistas para doação de brindes, manutenção de bicicleta e diálogo sobre condutas no trânsito.
9. Dia Fortaleza Sem Carro
22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, e a Ciclovida não vai deixar nossa cidade ficar fora dessa! No Dia Fortaleza Sem Carro, incentivaremos nossos concidadãos a deixar o carro em casa, deslocando-se por algum modo de transporte coletivo ou à propulsão humana!
10. Ciclochique
Bicicleta também é um veículo para ir ao trabalho e às festas! Vamos pedalar com elegância, mostrando que é possível deslocar-se a todo lugar de bicicleta!
11. Rota Turística
A Rota Turística acontecerá de novo no Mês da Mobilidade 2015! Passearemos de bicicleta e conheceremos a história de nossa cidade.
12. Oficina Gambiarra
Quer aprender a fazer a manutenção da sua bicicleta? Vamos trocar informações básicas sobre o tema, e abrir espaço para você colocar a mão na massa!
Contribua
Para contribuir, acesse o site: www.catarse.me/mobilidade2015
Leia também:
Fórum Nordestino da Bicicleta
Fórum Sergipano da Bicicleta 2015
Andar a pé: o jeito mais simples (e talvez disruptivo) de andar