Conclusão do corredor Norte/Sul do BRT em Recife fica para agosto

De 28 estações 20 já estão em funcionamento, 4 ainda não foram concluídas e 2 sequer começaram a ser erguidas. Prazo inicial de entrega era para o final de 2013

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Fonte: Jornal do Commercio  |  Autor: Jornal do Commercio  |  Postado em: 01 de julho de 2015

Veículos invadem com frequencia o corredor do BRT

Veículos invadem com frequencia o corredor do BRT

créditos: Sergio Bernardo/JC Imagem

 

Entre vários adiamentos, a obra das últimas estações do Corredor Norte/Sul do BRT (Bus Rapid Transit), que deveria ser conluída antes da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, acabou tendo seu prazo de conclusão previsto para início de julho deste ano - um ano depois do evento esportivo. Porém, um novo prazo foi anunciado: agosto. A justificativa da Secretaria das Cidades para o atraso desta vez é a chuva.

 

De acordo com o gerente de Obras da pasta, Gustavo Gurgel, faltam quatro estações. As duas que estão em construções na Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, devem ficar prontas em julho. Outra, próximo à Igreja de São Francisco em Olinda, poderia ser aberta se a passarela que dá acesso a ela estivesse concluída. A última, próximo ao Parque Memorial Arcoverde, deverá ser entregue só para agosto. "Tivemos muita dificuldade com a chuva", justificou Gurgel.

 

Segundo o gerente, a secretaria terminou as obras das estações Cruz de Rebouças, em Igarassu, e Miguel Arraes, em Paulista. A data do início da operação está sendo definida pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. Além delas, há duas estações que nem começaram a ser erguidas ainda, uma delas próximo ao Centro de Convenções e a outra na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Mercado de Santo Amaro. Gurgel explica que ainda faltam ser feitas, inclusive, algumas desapropriações no Centro do Recife para que a construção seja iniciada.

 

Vinte e oito estações estavam previstas, das quais 20 estão em funcionamento.

 

Números

O Norte/Sul liga por 33 quilômetros o Recife ao município de Igarassu. Com prazo inicial para o fim de 2013, ainda não chega perto do que era previsto antes dos atrados por falta de recursos. Das oito linhas previstas, apenas quatro estão funcionando. Dos 88 BRTs adquiridos pelo Consórcio Conorte (formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur), 30 ainda permanecem nas garagens, sob sol e chuva, à espera de linhas para operá-las. O sistema, que deveria transportar 150 mil passageiros por dia, alcança 45 mil.

 

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