A pouco mais de uma semana para a inauguração da ciclovia da avenida Paulista, na área central de São Paulo, ciclistas já circulam pela faixa destinada às bicicletas, conforme apurou a reportagem do UOL. Nas redes sociais, multiplicam-se fotos e vídeos de pessoas pedalando na pista, mesmo em meio a blocos de concreto na via e com alguns trechos ainda em obras.
O pesquisador Rene José Rodrigues Fernandes, de 31 anos, passa pela avenida de bicicleta para ir ao trabalho. Ele resolveu usar a ciclovia na quinta-feira (18) e registrou o trajeto em vídeo. "Mesmo sem estar totalmente desobstruída, cruzei com vários ciclistas e um skate [na ciclovia]. Não houve conflito com pedestre. Nunca pedalei com tanta tranquilidade entre minha casa e o trabalho", relata.
Demanda reprimida
Ele acredita que a demanda reprimida de deslocamentos de bicicleta vai se mostrar logo, e aliás já está se mostrando, acrescenta: "A Paulista é um eixo natural para quem usa a bicicleta como meio de transporte, e agora existe uma condição mais segura", observa Fernandes.
Também o diretor da associação Ciclocidade, Daniel Guth, avalia que a ciclovia não comportará todo o fluxo de bicicletas que cruza o importante eixo de trânsito da capital. Segundo declaração do ativista ontem (18) ao portal G1, a última contagem feita pela entidade na avenida Paulista mostrou a passagem de mais de mil ciclistas por dia pelo local. Guth acredita que em breve será preciso repensar, ou a ampliação da pista, ou a implantação de ciclovias complementares nas proximidades.
Leia também:
A Paulista é Nossa
Bikes vs Carros: filme chega às salas de cinema do Brasil
TCM barra concorrência para novo sistema de bikes públicas em SP