Nesta quinta-feira (11), quando o metrô de Salvador completa um ano de funcionamento, o governador da Bahia Rui Costa autoriza o início das obras do sistema na Avenida Paralela. O ato será realizado às 14h30, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do prefeito ACM Neto, que entregará o alvará municipal.
Pelo canteiro central da via vai passar o maior trecho da Linha 2 do sistema metroviário, ligando o Acesso Norte, em Salvador, ao município de Lauro de Freitas. Segundo o projeto, as obras na avenida também incluem a construção de dez novas passarelas, além de reforma e adequação de outras passarelas já existentes.
As obras da linha 2 do metrô têm causado congestionamento nas vias de Salvador. Na última segunda-feira (8), foram registrados 93 km de lentidão. A Superintendência de Trânsito (Transalvador) diz que está com uma operação especial no local. O órgão disse também que solicitou ao Consórcio CCR Metrô que remova parte do canteiro que separa a avenida da via da marginal ao Detran para melhorar a fluidez do trânsito.
Leia também:
Andar a pé: o jeito mais simples (e talvez disruptivo) de andar
Licitação para BRT de Salvador, entre Lapa e Iguatemi sai em junho
Salvador pode implantar novo teleférico entre o Centro Histórico e o Comércio