Os cariocas têm até julho para enviar à prefeitura sugestões de projetos de mobilidade que gostariam de ver sair do papel na próxima década. A participação popular vai contribuir para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do Rio, que já deveria ter sido apresentado ao Ministério das Cidades até 12 de abril, mas está atrasado.
Desde então, e até que o município apresente o documento que orienta os investimentos na área, a prefeitura está impedida de obter recursos orçamentários da União para novos projetos de mobilidade. Os que já estão em curso não serão afetados.
O plano que vai orientar os investimentos no setor de 2017 até 2026 começou a ser desenhado por técnicos da Secretaria Municipal de Transportes em dezembro, quatro meses antes do prazo final, conforme anunciou em fevereiro a equipe de reportagem do jornal O Dia.
O secretário municipal de Transportes licenciado do cargo, Rafael Picciani, afirma que o atraso não compromete o planejamento, já que as obras contratadas não sofrem cortes pela lei federal e não há previsão de novos pedidos de verbas no curto prazo. Segundo ele, a demora se deu por causa do atraso da conclusão do Plano Diretor de Transportes Urbanos, feito pelo governo estadual para a Região Metropolitana, que também é usado como base para o PMUS. A prefeitura pretende concluir o documento até o fim do ano.
Como participar
Nesta segunda-feira (1) foi divulgada oficialmente a etapa participativa do PMUS. As sugestões podem ser dadas pela população no site www.pmus.com.br, através do canal “Mapeando”. A plataforma recebe propostas que terão impacto na infraestrutura viária, como a criação de novas rotas para BRTs e ciclovias. Segundo Rafael Picciani, 1.300 propostas de melhorias já foram cadastradas no site, no ar desde março. “O PMUS é como um papel em branco. Não só os técnicos vão construir o plano como as pessoas também podem se manifestar por experiências de seu cotidiano.
Outra opção de participação da sociedade é através do Desafio Ágora Rio, outro projeto da prefeitura. Nesta ferramenta, 383 sugestões de medidas para a mobilidade foram enviadas por cidadãos. Dessas, 20 estão em fase de votação popular no site vote.desafioagorario.com.br. As dez mais votadas serão analisadas pelos técnicos para possível inclusão no PMUS.
Restrição a estacionamento e taxa para carros entre as propostas
Quatro encontros presenciais serão realizados no mês que vem para que representantes da prefeitura ouçam pessoalmente as demandas da população. Os locais e horários das audiências públicas serão divulgados nas próximas semanas.
Duas propostas disponíveis para votação no site do Desafio Ágora mostram que os cariocas estão preocupados com o espaço ocupado pelos automóveis na cidade. Uma solicita a redução de estacionamentos em espaços públicos, incentivando o escalonamento de horários e a cultura do “home office” (trabalho em casa) nos órgãos públicos e empresas para diminuir o fluxo de automóveis. Outro propõe a criação de uma taxa para carros particulares que trafegam em regiões onde o trânsito é mais crítico.
Um dos projetos prevê a criação de padrões de qualidade para os pontos e estações de transporte público, como a colocação de coberturas, informações em tempo real sobre trajetos, horários de linhas e integrações e a nomeação de todos os pontos e estações de acordo com sua localização. Há ainda pedido de unificação dos sistemas de Bilhete Único para integrar todos os modais.
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