O programa do governo do estado do Paraná com as diretrizes da política estadual de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, para esporte, lazer, educação no trânsito e turismo sustentável parece finalmente estar saindo do papel. As discussões para a criação do Ciclo Paraná acontecem desde 2012, coordenadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e um grupo formado por 21 instituições. No entanto, foi apenas na última sexta-feira (22) que o governador Beto Richa assinou decreto instituindo o programa.
O decreto cria o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo) que contará com a participação, além do poder público, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), rede organizada que reúne ciclistas de todo o Paraná. Algumas questões já vêm sendo discutidas há algum tempo, como é o caso da redução da carga tributária de 18% para 12% para bicicletas e peças. A queda da alíquota já foi implantada como uma das medidas para estimular a venda e o uso de bicicletas.
A princípio o Ciclo Paraná integrará ações da Sanepar, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano - responsável por projetos de mobilidade – do Departamento de Trânsito o Paraná (Detran/PR), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros órgãos de governo. As 21 secretárias e instituições integrantes do Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta (Ciclo Paraná) têm até 12 de junho para indicar representantes para compor o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade.
Conheça algumas das instituições que devem indicar representantes para o Conciclo:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Universidade Federal do Paraná – Programa Ciclovida
Universidades Estaduais do Paraná
Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu)
Secretarias estaduais: Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística, Educação, Esporte e Turismo
Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec)
Polícia Militar do Paraná
Departamento de Trânsito do Paraná (Detran)
Instituto Paranaense de Ciência do Esporte
Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)
Federação Paranaense de Ciclismo
Leia também:
Curitiba está longe de ser segura aos ciclistas
Experiências de outros países mostram caminhos para avançar na ciclomobilidade
Ônibus e terminais de Curitiba poderão vender publicidade