Na quinta-feira (07), a conexão metrô-aeroporto via tecnologia aeromóvel, da Trensurb, completou um ano de operação comercial. A linha foi de fato aberta aos usuários em 10 de agosto de 2013, porém em fase de testes. Antes da operação comercial, em 1º de maio de 2014, o sistema passou a funcionar em horário integral – das 5h às 23h20.
A linha é composto por uma via elevada com extensão de 814 metros, ligando o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto do metrô. Dois veículos fazem diariamente o percurso: o A100, com capacidade para 150 passageiros, e o A200, capaz de transportar 300 pessoas.
A conexão metrô-aeroporto já acumula números expressivos: só desde o início da operação comercial, em maio do ano passado, já foram transportados 1,1 milhão de passageiros, mais de duas vezes a população de Caxias do Sul - segundo município mais populoso do estado. O recorde de usuários transportados foi em 20 de março de 2015: 4.142. A média de passageiros transportados por dia útil em abril foi de 3,4 mil passageiros por dia útil.
“Sempre tive curiosidade em trabalhar com essa tecnologia”, relata Sidemar Francisco da Silva, coordenador do Centro de Desenvolvimento Operacional aplicado à Tecnologia Aeromóvel (Cedaer) da Trensurb. Trabalhar com o veículo, segundo ele, é também constante fonte de aprendizado. “Como somos pioneiros nessa tecnologia, todos os dias aprendemos algo novo”, comenta.
Talvez muitos não percebam, mas o aeromóvel, de criação totalmente brasileira, faz curvas e passa por caminhos que outros modais convencionais não são capazes. “Por isso o colocamos aqui, ligando o aeroporto com a estação, porque, assim, conseguimos ver como ele faz curvas fechadas, passa próximo de estradas e facilita a acessibilidade dos passageiros”, explica Sidemar.
A conexão metrô-aeroporto tem facilitado a vida de muitas pessoas. É o caso de Marisa Funcke, usuária do sistema metroviário. Marisa mora em Imigrante e, quando vem à capital, utiliza o trem para se locomover. “Estou indo de férias para Fortaleza. É a terceira vez que utilizo o aeromóvel. Gosto muito dele porque torna mais prática e confortável minha ida da estação até o aeroporto”, comentou enquanto segurava as malas preparadas para a viagem.
O pequeno Felipe Fontoura tem 11 anos de idade e se diz um apaixonado pelo metrô. “Gosto muito de pesquisar sobre o assunto”, comenta. O morador de Canoas aproveitou o dia de folga da escola para passear com sua tia, Ana Mota, por Porto Alegre e finalmente conhecer o aeromóvel. “Conheci ele pelas notícias que apareceram na televisão e, então, fiquei com muita vontade de andar nele para saber como é”. Após a primeira viagem, admirado pela vista aérea do veículo, Felipe não escondeu seu entusiasmo pelo mais novo sistema da Trensurb: “Realmente muito bom, está aprovado”.
A linha metrô-aeroporto do aeromóvel
O projeto da primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil é uma iniciativa da Trensurb e totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional, de baixo custo de implantação e operacional, além de reduzido impacto ambiental. Funcionando alternadamente conforme a demanda, os dois veículos (um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300) suspensos, movidos por propulsão pneumática, permitem a integração gratuita e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em dois minutos e meio.
Leia também:
União de Ciclistas do Brasil lança o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas
Site permite avaliar travessias para pedestres em Porto Alegre
Parque Marinha em Porto Alegre terá ciclovia e calçada segregadas