Para conscientizar os futuros condutores da região metropolitana de Natal sobre os cuidados essenciais à boa convivência entre pedestres, transporte rodoviário e a linha férrea, teve início esta semana o projeto “CBTU nas Autoescolas”, promovido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Na ação voltada à prevenção de acidentes já foram visitadas sete autoescolas no município de Natal e uma em Extremoz. Até o fim do ano, serão contemplados todos os centros de formação de condutores de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz.
Durante as visitas, tanto os alunos das aulas teóricas quanto das práticas foram abordados e orientados a sempre respeitarem as passagens de nível, seguindo a regra básica de “Parar, Olhar e Escutar” antes de cruzarem a via férrea.
Além dos alunos, os instrutores também foram alvo da ação, orientados a destacar em suas aulas a importância do artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro que considera infração gravíssima e passível de multa deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea.
Cada autoescola visitada recebeu um kit composto por cartazes com os dez mandamentos do trem, assim como panfletos da campanha “Alguns segundos fazem a diferença – respeite a vida”, que enfatiza a importância do respeito às normas e condutas no trânsito próximo à ferrovia.
O projeto faz parte de um conjunto de ações para prevenção de acidentes desenvolvidas pela Companhia, tais como o “CBTU Nas Escolas”, que atua desde 2009 em unidades de ensino, conscientizando e educando as crianças que serão os futuros usuários do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), assim como a comunidade lindeira, que vive às margens da linha do trem.
Há ainda a campanha em rádio FM, fruto da parceria entre a Companhia e a Rádio Marinha do Brasil, na qual spots de 30 segundos são veiculados diariamente, alertando para os cuidados com as passagens de nível e do perigo de se caminhar sobre os trilhos.
Leia também:
Radares em cruzamentos e vias começam a multar em Natal
Novas estações de transferência de Natal começam a operar sábado (21)
Discussão para ampliar VLT até aeroporto de Natal é retomada