A Câmara Legislativa do Distrito Federal inaugura os bicicletários de seu prédio na próxima sexta-feira (24), com passeio ciclístico de 1,5 km iniciado no Centro de Convenções, a partir das 8 horas. O trajeto termina em frente ao acesso principal da sede do Legislativo, onde será implantado o bicicletário externo. Na mesma ocasião, também será inaugurado oficialmente o bicicletário interno, na garagem do edifício. Esses espaços servirão a servidores e visitantes da Casa e o objetivo é incentivar o uso da bicicleta na cidade.
A iniciativa também visa a disseminar a outros órgãos públicos a necessidade de estruturas adequadas para acolher os ciclistas – o que é tema de uma proposta de emenda à Lei Orgânica em tramitação na Casa. Assinada por vários deputados distritais, a proposta de emenda à lei orgânica - PELO nº 1/2015 - inclui na Carta Maior do DF a previsão de construção de bicicletários como forma de estimular o uso de veículos não poluentes na cidade. A proposição já conta com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Passeio ciclístico
A organização do passeio reforça aos interessados em participarem que, caso não possam seguir pedalando de casa, é possível usar bicicletas compartilhadas: há uma estação em frente ao Centro de Convenções e outra nas proximidades da CLDF. O local de início do trajeto pode ser acessado por meio de ônibus.
Segundo o ecólogo Uirá Felipe Lourenço, servidor efetivo da Casa e incentivador do uso de bicicleta, o objetivo do evento é demonstrar, na prática, a agilidade e o prazer de se pedalar no caminho de casa ao trabalho. Por isso, deputados, servidores e comunidade estão convidados a participar do passeio e a utilizar as novas instações."A entrega dos bicicletários é um marco simbólico da nova mobilidade que se busca em Brasília, com incentivo a formas alternativas ao automóvel, incluindo a simples e ágil bicicleta", ressalta Uirá, que inclusive é colaborador do Mobilize.
Leia também:
Metrô de Brasília: expansão deve ter início neste ano
Comissão de Direitos Humanos do Senado quer urgência para tornar o transporte direito do cidadão
Protesto dia 15, no DF: desrespeito de motorista não combina com desejo de mudança