Operação do VLT em Santos (SP) é anunciada para dezembro

Testes, sem cobrança de tarifa, terão início em maio. Anúncio foi feito pelo presidente da EMTU durante visita técnica à estação do VLT no José Menino

Notícias
 

Fonte: G1 Santos  |  Autor: G1 Santos  |  Postado em: 20 de abril de 2015

Primeiro VLT da Baixada Santista

Modelo do primeiro VLT da Baixada Santista

créditos: Divulgação / EMTU/SP

 

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, anunciou nesta sexta-feira (17) que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começa a operar em dezembro, em Santos, no litoral de São Paulo. O anúncio aconteceu durante a visita técnica de sua equipe à Estação Nossa Senhora de Lourdes, no José Menino.

 

Segundo o presidente da EMTU, a meta é assinar a parceria público-privada (PPP) em maio. A PPP irá operar do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada, incluindo ônibus, VLT, além do fornecimento de sistemas e de veículos, operação e manutenção nas nove cidades da Baixada Santista.

 

Os testes em Santos, chamados pela empresa de Operação Precursora, sem cobrança de tarifa, terão início em maio, no trecho de 1,2 km, entre as estações Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, das 13h às 17h. Ainda de acordo com a empresa, os três primeiros trens com fabricação nacional chegam à cidade no mês que vem, totalizando seis. Em dezembro, serão 17, e até março de 2016, 22. Segundo a EMTU, 60% das obras estão concluídas na cidade.

 

No dia 8 de abril, a EMTU decidiu adiar a sessão pública de abertura e entrega de envelopes da licitação de pré-qualificação para obras do trecho Conselheiro Nébias–Valongo do VLT. Segundo a empresa, o adiamento aconteceu "para que sejam analisados pedidos de esclarecimento recebidos". Ainda não há uma data para a realização da nova sessão.

 

O VLT começa na Estação Barreiros, perto da área continental de São Vicente e chega a Santos pela Praia do Itararé. No José Menino, seguirá a antiga linha férrea, cruzará a Avenida Pinheiro Machado, seguirá pela rua Marquês de São Vicente até a Francisco Glicério. Depois, cruzará o canal 2, Avenida Ana Costa até a Conselheiro Nébias. Entrará na Avenida Afonso Pensa e seguirá até a rua Batista Pereira, no Macuco. O VLT deve transportar cerca 70 mil passageiros por dia em, aproximadamente, meia hora.

 

Leia também:

VLT estreia no fim do mês em São Vicente (SP)  

Em Santos, Justiça suspende obras em trecho do VLT 

Quanto custa andar de VLT pelo mundo? 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário