Caixa Econômica libera R$ 110 milhões para obras do metrô de Salvador

Após decisão acordada durante reunião com o governador Rui Costa, o dinheiro deve estar disponibilizado em imediato

Notícias
 

Fonte: Tribuna da Bahia  |  Autor: Daniela Pereira  |  Postado em: 08 de abril de 2015

Rui Costa teve aprovação da Caixa Econômica Feder

Rui Costa teve aprovação da Caixa Econômica Federal

créditos: Reprodução/Secom

 

Focando na mobilidade urbana de Salvador, a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, assumiu o compromisso de disponibilizar R$ 110 milhões para conclusão da Linha 1 do metrô da capital soteropolitana, que deve ser finalizada em dois anos. A decisão foi acordada na manhã de ontem, durante reunião com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o dinheiro deve estar disponibilizado em imediato. Para quem anda desacreditado da celeridade das obras, para amanhã, o governador garante a entrega da Estação do Bom Juá, com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Ainda durante o encontro, o governador e Belchior debateram o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

O petista baiano deixou clara a importância do metrô para a cidade e o objetivo de ampliar a circulação do meio de transporte. “Queremos a liberação dos recursos do metrô para que possamos acelerar a obra, cumprindo todo o cronograma”, comentou Rui, ressaltando que “hoje o metrô de Salvador transporta em torno de 32 mil passageiros por dia, num percurso que vai da Estação da Lapa ao Retiro”.

 

“Eu estarei com o ministro das Cidades para a entrega de mais uma estação. É a Estação do Bom Juá. E no mês de junho, nós concluímos e entregamos a Estação de Pirajá”, garantiu. Sobre o prazo de entrega da Linha 1 do metrô, Rui Costa foi taxativo ao dizer que as obras das primeiras etapas do metrô serão concluídas nos próximos dois anos. “Devemos concluir essa etapa da Linha 1 e da Linha 2 até o ano de 2017. Nós vamos soltar mais uma licitação agora, que é de Pirajá até Águas Claras, e, no trecho da Avenida Paralela, ela está toda licitada”.

 

A ampliação das linhas do metrô e os projetos de mobilidade urbana são grandes apostas do governador durante a gestão. A responsabilidade do término da obra foi recebida pelo governo em abril de 2013, após 13 anos de construção. O acordo foi firmado em reunião realizada na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), entre o então governador, Jaques Wagner, e o prefeito ACM Neto. Na época, Wagner, atual ministro da Defesa, disse que as tarefas estavam divididas entre prefeitura e governo. “Com o prefeito ACM Neto, nós chegamos em um denominador comum sobre as questões que estavam pendentes. A questão da tarifa/integração, a questão dos terminais, no caso Lapa e Pirajá. Lapa fica com a prefeitura e Pirajá com a estação metrô [governo]. Toda a cobrança, a questão da administração é só governo”, afirmou após a reunião.

 

Focando nas atividades voltadas para a mobilidade urbana, as obras do setor foram destaque no programa ‘Diga Aí, Governador!’ desta semana, sendo que o governador comentou também sobre as linhas Vermelha e Azul, além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário. “Esta cidade vai mudar completamente a forma de se locomover porque são as primeiras avenidas transversais, que ligam a Baía de Todos-os-Santos, a Orla do Subúrbio, até a Orla Atlântica. A primeira ligação foi batizada de Azul, que é a Gal Costa, que sai do Lobato e vai até a [Avenida] Pinto de Aguiar, até a Orla. A outra é de Paripe até a [Avenida] Orlando Gomes, até a Orla também, de Patamares, onde as pessoas terão 21 quilômetros dessa avenida para facilitar todo o tráfego”.

 

Leia também:

Lute, mobilize-se!

Linha 2 do metrô de Salvador terá 13 estações e 23 km

Metrôs e trens: demanda cresce 10%, mas redes aumentam apenas 1%


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário