Os desafios diários impostos à mobilidade urbana serão debatidos, na próxima segunda-feira (30), pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. A audiência pública, sugerida pelo presidente da comissão, Paulo Paim (PT-RS), deve abordar questões relativas à acessibilidade, ao uso de bicicletas como meio de transporte e às mortes no trânsito.
Além de dois integrantes do Ministério das Cidades, o debate deverá reunir representantes de entidades civis do segmento, como a ONG Rodas da Paz e o Movimento Passe Livre; da Polícia Rodoviária Federal (PRF); da Universidade de Brasília (UnB); e da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.
Projeto para bicicletas
Tramita, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) que incentiva o uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades (PLS 262/2013). Já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta defende a inclusão deste modal de transporte no Plano de Mobilidade Urbana e inclui as bicicletas públicas de uso compartilhado entre as diferentes infraestruturas de mobilidade urbana.
A audiência é aberta à participação do público por meio do Alô Senado (0800-612211) e do Portal e-Cidadania.
Leia também:
Fortaleza terá plano para reduzir emissão de carbono até junho
O acerto e o erro da ação do MPE que paralisou as obras das ciclovias de São Paulo
Transporte metropolitano é o maior desafio no Brasil
Juízes pedem bicicletários no Tribunal de Justiça de São Paulo