A segunda fase do Programa Travessia Segura, iniciado em maio deste ano na capital, agora vai mirar os pedestres. Faixas com regras de trânsito já estão sendo colocadas nas ruas e haverá uma campanha publicitária com dicas e regras de trânsito, segundo O Estado de S.Paulo.
Até então os motoristas que não respeitavam a preferência do pedestre estavam sendo orientados com campanhas educativas e multas, intensificadas a cada dia. Agora, serão divulgadas dicas a pedestres que não respeitam as regras de trânsito e adotam posturas de risco e que podem provocar acidentes. Entre elas está atravessar fora da faixa, não respeitar ao semáforo vermelho e não indicar que quer a preferência na travessia (sinal da mãozinha).
"O pedestre saiu do 8 para o 80 e acabou adotando uma postura de 'Essa rua é minha'. Estamos percebendo isso pelas nossas observações e pesquisas", disse ao jornal O Estado de S.Paulo o diretor de Planejamento e Educação de Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Irineu Gnecco Filho.
Mais notícias sobre São Paulo-SP:
São Paulo terá em breve uma nova ciclovia
Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP
Linha 4/Amarela do Metrô de São Paulo já transporta 405 mil
Viabilidade de trem-bala entre Rio e São Paulo divide opiniões