Mobilidade Urbana: Rio busca alternativas sobre trilhos, pneus e cabos

Cidade-ícone tem um dos planos mais ambiciosos do país para recuperar o transporte público

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Vanessa Cristani / Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de outubro de 2011

Teleférico do Alemão YouTube

créditos: Prefeitura do Rio de Janeiro)

A cidade do Rio de Janeiro, que sediará a conferência Rio+20, a final da Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, enfrenta há décadas problemas de mobilidade urbana. Construída entre as montanhas e o mar, a cidade sofre com grandes engarrafamentos, que roubam até cinco horas diárias de seus moradores.


Apesar das vias de tráfego rápido, como as Linhas Vermelha e Amarela, construídas nas últimas três décadas, os caminhos que circundam o município tornaram-se grandes filas de automóveis. O problema se explica de um lado pela explosão imobiliária na região da Barra da Tijuca, em direção à zona oeste da cidade, e de outro pelo crescimento explosivo da frota de veículos.


Nos últimos dez anos, o número de carros aumentou cerca de 34% na cidade. Ou seja, mais carros passam a disputar os mesmos espaços no sistema viário que havia antes. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2001 a frota de veículos da cidade do Rio era de 1.169.547. Em julho de 2011 o total já chega a mais de 1.600.000, ou seja, mais de 450 mil novos veículos circulando nas ruas em dez anos.


Para o professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Ronaldo Balassiano, o transporte coletivo é o melhor meio de locomoção nas cidades, mas reconhece que há necessidade de melhorias nos veículos e sistemas e também um trabalho de conscientização dos usuários. “É preciso que haja campanhas elucidando a vantagem do transporte coletivo para que a população se eduque, até porque [a migração do transporte individual para o coletivo] não é um processo rápido”, diz.


BRTs e BRSs


Quatro projetos de BRT (Bus Rapit Transit), sistema de corredor exclusivo de ônibus articulados, são realizados pela prefeitura do Rio de Janeiro. A primeira obra, iniciada em julho de 2010, foi o corredor Transoeste (Barra da Tijuca/Santa Cruz/Campo Grande). Com previsão de término para junho de 2012, a via terá 56 km divididos em cinco lotes, com custo total de R$ 800 milhões. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), três lotes já foram licitados, no valor de R$ 692,1 milhões.


Outra obra em curso é o Transcarioca (Barra da Tijuca/Penha/Aeroporto Internacional do Galeão), formado por dois lotes. A primeira parte da obra (Barra da Tijuca/Aeroporto) começou a ser construída em março deste ano, e o segundo lote (Penha/Aeroporto) está sendo licitado. A obra, que deve ser concluída em três anos, está orçada em R$ 1,3 bilhão, financiado pelo governo federal.


Em agosto deste ano a SMO publicou no Diário Oficial a consulta pública para concessão de implantação, operação e outras atribuições para o corredor Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro). O modelo será o de concessão, precedida de obra pública, com valor estimado no edital de R$ 1,6 bilhão. Por ser uma concessão, haverá cobrança de pedágio. A concorrência ocorrerá no mês de setembro e a obra deverá ser iniciada em 2012, com previsão de término em cerca de 40 meses. Outro projeto de BRT é o TransBrasil, que a SMO explica ainda estar em fase de captação com o governo federal. Todos os novos ônibus serão acessíveis a pessoas com deficiências físicas.


Na visão do professor Ronaldo Balassiano, as soluções propostas para resolver os problemas de mobilidade são sempre bem-vindas. Para ele, porém, ainda falta harmonização entre os governos municipal e estadual. “Os governos deveriam ter uma visão integrada em relação aos sistemas de mobilidade. Um não pode falar que o BRT é só da alçada dele. Eles deveriam tratar esses projetos como coisa única, para benefício da cidade”.


Além dos projetos de BRTs, a prefeitura investe no sistema rápido de ônibus, o BRS (Bus Rapid System)O primeiro bairro a receber o sistema de faixas preferenciais para ônibus foi Copacabana, em fevereiro deste ano. Neste mês foi a vez do Leblon e Ipanema, todos na zona sul da cidade, adotarem o BRS. Segundo números da Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade (CET-Rio), o tempo de viagem para quem usa transporte público passou de 23 para 12 minutos na avenida Nossa Senhora de Copacabana. Os planos da CET prevêem que a experiência será estendida ao centro da cidade até o final de 2011, e também a bairros da zona norte, até o final de 2012


Para Balassiano, a vantagem do BRS é a constância do tempo de viagem. “A pontualidade, a certeza de que o trajeto será feito em 15 minutos, por exemplo, num dia, e saber que no outro levará o mesmo tempo, este é o grande ponto do BRS”, diz.


Teleférico


Não é só sobre quatro rodas que a cidade se movimenta. Em julho foi inaugurado o teleférico do Complexo do Alemão, comunidade recém-pacificada por forças militares. A viagem pelas seis paradas leva cerca de 15 minutos, até a integração com estação de trens urbanos Bonsucesso. O teleférico foi inspirado no Metrocable de Medellin, na Colômbia, e faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, com investimento de R$ 210 milhões. A tarifa, de R$ 1, permite viagens rápidas entre os vários morros, substituindo as peruas e vans que faziam esse serviço anteriormente.


Trens urbanos


Os 270 quilômetros de vias férreas urbanas também passarão por melhorias. Já em setembro será entregue o primeiro dos novos 34 trens comprados pelo governo do estado na China. E em até três meses a Secretaria Estadual de Transporte (Setrans) dará início ao processo de licitação para aquisição de 60 novas composições. Para a Copa de 2014, a rede ferroviária da cidade irá operar com uma frota superior a 190 trens, todos com ar condicionado, promete o governo.


Balassiano, da Coppe/UFRJ, defende que a população deve ser estimulada a usar o transporte público. Para isso, todas as condições de tráfego precisam ser favoráveis, diz ele, de modo que o passageiro sinta vontade de usar o transporte público, e muito mais pelo prazer do que pela obrigação. Na opinião do professor, só dessa forma, com uma mudança de mentalidade, poderá haver a migração do carro para o transporte coletivo.


O governo do estado sustenta que as estações de trem já estão passando por melhorias na sinalização, acessibilidade, comunicação interna e iluminação. Segundo a secretaria, os investimentos até 2016 para o setor de transporte dos governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada, somados, chegam a R$ 11 bilhões. Também pretende-se investir no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), mas, nesse caso, embora o projeto executivo deva estar concluído em outubro próximo, ainda não há orçamento fechado nem prazos de conclusão das obras.


Bicicleta


Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAC), até julho deste ano foram implantadas na cidade cerca de 250 km de malha cicloviária (que inclui ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas), e a meta é chegar a 300 quilômetros de ciclovias em 2012.


O músico Rodrigo Dantas, adepto da bicicleta, avalia que as ciclovias da cidade estão em bom estado e seu uso deve ser estimulado, em benefício da saúde e também do ambiente. Segundo ele, “ainda faltam ciclovias que cruzem com os bairros da zona sul. Se houvesse, aposto que muita gente deixaria o carro em casa”. Ele não sabia ainda da boa nova: a prefeitura executa obras para que a malha cicloviária na zona sul crie conexões com os bairros, interligando esse trecho com a malha já existente.


 

Perspectiva de futura estação do BRT Transoeste

Perspectiva de futura estação do BRT Transoeste

créditos: Divulgação/Prefeitura do Rio

Metrô


Outro projeto de mobilidade ansiosamente esperado pela população é o da linha 4 do metrô do Rio, avaliado em R$ 5 bilhões. Para 2016, ano da Olimpíada na cidade, seis estações que compõem o trecho entre a zona sul e a Barra da Tijuca estarão prontas para operar, informa a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).


Embora o projeto tenha sido licitado em 1997, só em março do ano passado começaram as obras da linha 4. A Setrans calcula que 240 mil pessoas trafegarão pela nova linha. A partir de dezembro, mais de cem novos carros serão entregues ao sistema metroviário, informa o governo.


Quando não tem aula, a estudante de direito Andressa de Souza leva mais de duas horas dentro de um ônibus para voltar para casa no horário de pico. Moradora da zona sul, ela trabalha e estuda na Barra da Tijuca. Em 2016 ela já estará formada, e espera não mais ter que enfrentar todo esse trânsito. “Fico tensa só de pensar que perco horas no transporte. Acho que o metrô vai solucionar o problema do tempo no trânsito, mas o risco é que fique sempre cheio. Tomara que haja composições em número suficiente”, torce a estudante.

 

 

 

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Comentários

Walter Cesar - 04 de Novembro de 2011 às 16:35 Positivo 0 Negativo 0

Alternativas de Mobilidade no RJ como a TRANSCARIOCA passando Estrada do Engenho da Pedra(Ramos) que revolucionam positivamente o subúrbio carioca, ñ podem sêr ameaçados por políticos e "elites"decadentes. Manipulação aos interesses de minorías.

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