Novos radares reduzem índice de acidentes no litoral paulista

A rodovia dos Tamoios registrou aumento de 23% no número de multas e uma queda de 90 para 26 acidentes apenas no primeiro mês de funcionamento dos novos radares

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Ricardo Hiar  |  Postado em: 13 de fevereiro de 2015

Redução no limite de velocidade reduz número de ac

Redução no limite de velocidade reduz número de acidentes

créditos: Jorge Mesquita/Imprensa Livre

 

A aplicação de multas nas estradas rumo ao litoral norte de São Paulo aumentou 50%, e o número de acidentes recuou 80%, após a instalação de novos radares, em dezembro passado.

 

Logo no primeiro mês de funcionamento dos novos equipamentos, as rodovias Oswaldo Cruz, Rio-Santos e Tamoios registraram um total de 14.156 multas por excesso de velocidade. No mesmo período do ano anterior, foram 9.381.

 

Os 84 novos radares foram instalados em trechos urbanos, com limite de velocidade de 30 km/h a 80 km/h. Antes, havia 24 equipamentos. O maior impacto foi na Rio-Santos, que registrou 78% mais multas, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Na Tamoios, a diferença foi menor: 23%. Mas, em compensação, foi lá que a queda do número de acidentes foi mais significativa –passou de 90 para 26.

 

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, no total, em dezembro de 2013, foram 189, com duas mortes em todas as rodovias do Estado. No mesmo período de 2014, foram 101, sem óbitos. O DER afirma que a instalação dos novos equipamentos visa aumentar a segurança dos motoristas e que há placas de sinalização para alertar os motoristas.

 

Muitos, porém, dizem que foram surpreendidos pelos novos radares, como o arquiteto Sérgio Augusto Oliveira, 35, que passou as férias em São Sebastião pela segunda vez. "Acho impraticável as velocidades que estabeleceram. Tudo ficou muito mais demorado em relação ao ano passado. Levei multa por estar a 53 km/h", afirma Oliveira.

 

Para o gestor de trânsito Marco Antonio Lima, os radares nessas rodovias, que cortam trechos urbanos em todo o litoral norte, são um mal necessário."Os motoristas não respeitam só a sinalização por placas. Há muitos trechos urbanos, com travessias de pessoas, escolas e sem as passarelas", afirmou. Segundo ele, os radares foram colocados em locais estratégicos, com histórico de acidentes. Para Lima, os limites de velocidade estabelecidos são pertinentes, mas ele sugere que sejam revistos quando outros equipamentos de segurança, como passarelas, estiverem prontos.

 

Para a jornalista Satie Wada, 54, viajar da Ilhabela, onde mora, a São Paulo ficou muito mais demorado. "Em alguns trechos, o limite de velocidade é de 30 km/h. Agora demoro mais tempo na estrada do que antes da duplicação", reclama. O motorista que for flagrado acima da velocidade permitida recebe uma multa que pode variar de R$ 85,13 (quando a velocidade for até 20% superior ao permitido) a R$ 574,62 (se trafegar a mais de 50% da velocidade máxima). E pode perder de quatro a sete pontos na carteira.

 

É possível localizar os radares em funcionamento no site da instituição, pelo site do DER. Segundo a Polícia Rodoviária, durante o feriado de Carnaval devem circular pela região 290 mil veículos, pelo menos três vezes mais que a frota de todo o litoral norte.

 

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