A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP começou ontem, dia 20/10, os trabalhos de demolição e limpeza dos terrenos situados ao lado da futura linha do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. A iniciativa foi da própria empresa com o intuito de manter as áreas em perfeito estado de conservação e limpeza, garantindo assim a saúde e a segurança da população.
Os trabalhos de preparação das máquinas e dos terrenos começaram na segunda-feira, dia 17/10, e estão sendo feitos pela empresa Ral-Max Comércio e Serviços em Metais Ltda, vencedora da licitação pública. O contrato tem validade de 12 meses.
Os serviços de demolição e limpeza estão concentrados nos terrenos que já foram desocupados, por meio de ações judiciais de reintegração de posse. Esta primeira fase deve durar 15 dias até a desocupação dos imóveis restantes.
Em Santos, do total de 30, foram desocupados 19 imóveis e o restante aguarda decisão judicial. Em São Vicente, do total de 12, três imóveis foram desocupados e nove aguardam decisão judicial.
O entulho recolhido será levado para área destinada a receber restos de material de construção, devidamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes.
Não será feita nenhuma obra nos terrenos desocupados e limpos, a não ser as intervenções previstas no projeto de construção da linha do VLT. A EMTU/SP manterá vistorias sistemáticas nas áreas desocupadas para garantir a limpeza das áreas lindeiras ao futuro sistema de transporte.