Se construir ciclovias já gera polêmica aqui em São Paulo, imagine o que seria a implantação de estradas para bicicletas? O prefeito de Londres, Boris Johnson, aprovou a construção de uma dessas estradas, que fará a ligação entre as regiões leste e oeste da capital inglesa. Com isso, os ciclistas economizarão um bom tempo de pedaladas.
Segundo o projeto, a pista exclusiva será construída separada da via dos carros. É previsto um número menor de interferências na pista, como cruzamentos. A construção está orçada em 41 milhões de libras (equivalente a quase R$ 172 milhões).
“Graças à habilidade dos engenheiros do TFL (Transport for London Cycle) e aos gestores de tráfego, fizemos alterações aos nossos planos originais que mantêm toda a ciclovia segregada, enquanto reduzimos os cruzamentos e o tráfego motorizado na rota, tornamos os atrasos muito menores”, afirmou o prefeito da cidade.
“Andar de bicicleta é claramente agora uma opção de transporte em Londres, com mais de 170 mil viagens ao dia. Esses projetos vão ajudar a transformar o ciclismo da cidade, tornando-o mais seguro e uma opção que mais pessoas podem desfrutar”, contou Peter Hendy, comissário de transportes da capital britânica.
O projeto ainda precisa de aprovação do conselho, que deve ser divulgada em quatro de fevereiro. Caso aprovada, a estrada de bicicletas deve ser entregue em 2016.
Leia também:
Uso de bicicleta como transporte público é aposta certa para melhorar saúde e mobilidade
Expulsando os pedestres da rua