Um dos cruzamentos mais famosos da cidade de São Paulo, entre as avenidas Ipiranga e São João, recebeu nesta segunda (26) a segunda faixa de pedestres da capital em formato de "X". Em dezembro, as ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, também no centro, haviam inaugurado o desenho.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) explica que a faixa em "X" visa a "facilitar a vida dos pedestres", que, em vez de "fazer a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, podem fazê-lo em uma única passagem". Segundo o órgão, com a medida o tempo médio de travessia aos pedestres cairá de dois minutos e meio (159 segundos) para um minuto e meio (88 segundos).
Passam pelo cruzamento cerca de 80 pessoas por minuto à tarde, período de maior movimento. Já pela manhã, são 40 por minuto.
Inspiração
O projeto, que vai ser estendido a outros endereços nos próximos meses, é inspirado nos modelos de Tóquio, no Japão, uma das cidades mais movimentadas do mundo. Equipes da CET farão o acompanhamento das intervenções para garantir a segurança de pedestres e motoristas.
A iniciativa faz parte do Projeto Centro Aberto, da Prefeitura, que prevê qualificar os espaços físicos, promover atrações culturais nas ruas e qualificar ações de proteção e priorização de pedestres e ciclistas na região central da cidade. Veja o croqui do projeto:
Leia também:
São Paulo inaugura faixa de pedestres em X
São Paulo: inauguração da faixa de pedestres em X
Recife poderá ganhar faixa diagonal de pedestre na Conde Boa Vista