Bandeira de Fernando Haddad (PT) para diminuir os problemas do trânsito da cidade, as faixas exclusivas e corredores de ônibus foram responsáveis por 1,2 milhão de autuações em 2014. A multa por invadir os espaços exclusivos dos coletivos foi o índice que mais cresceu no ranking do ano passado: 69,5% a mais do que as 713,5 mil infrações aplicadas em 2013.
Em uma rápida visita à Ligação Leste-Oeste, sobre o Viaduto Jaceguai, exatamente em cima da Avenida 23 de Maio, Zona Sul, dá para ver que os carros tomaram o lugar do ônibus.
Às 13h, fora do horário de pico, portanto, 52 veículos, a maioria automóveis, passaram pela faixa em apenas 5 minutos. Ao acessar a 23 de Maio, o motorista tem à sua frente cerca de 140 metros de linha tracejada para se deslocar às faixas da esquerda.
O término da sinalização, a qual permite o tráfego de outros veículos por se tratar de uma transição, coincide com o fim do Viaduto Jaceguai. A partir daí, começa a faixa exclusiva para ônibus naquele trecho.
No Viaduto Pacaembu, na Zona Oeste, o problema se repete. A quantidade de carros na faixa à direita era praticamente a mesma das outras à esquerda, ou seja, havia congestionamento de carros no trecho reservado aos coletivos, que preferem a pista da esquerda.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já a multa para quem invade os corredores, à esquerda, é de R$ 127,69, com perda de cinco pontos. A infração é grave.
Em ambos os trechos visitados, o DIÁRIO não viu agentes de fiscalização. Porém, os cerca de 560 radares espalhados pela capital também podem flagrar as infrações e render multa.
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