Muito calor no transporte público em São Paulo!

Temperaturas acima de 30 graus e falta de ar-condicionado nos veículos fazem da vida de quem usa metrô, ônibus e trens na capital paulista um inferno

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Fonte: Via Trolebus*  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 20 de janeiro de 2015

Dentro dos trens e ônibus, um calor insuportável

Termômetro dispara no interior de ônibus em SP

créditos: Metro Jornal

 

Se em dias 'normais' o passageiro do transporte público em São Paulo já sofre nos trens e ônibus lotados, com a onda de calor que assola as cidades brasileiras neste verão a situação pode chegar a ficar insuportável. Isso porque grande parte dos veículos não é dotado de sistemas de ar-condicionado.

 

Uma reportagem do SPTV mostrou que um trem da linha 1-Azul do Metrô chegou a marcar 32º em seu interior. Pior: na semana passada, a reportagem do jornal Metro circulou alguns dias em 10 coletivos da cidade munida de um termômetro digital. Por volta das 14h da terça-feira (13), na avenida Paulista, a temperatura dentro do ônibus que faz o trajeto entre Santo Amaro e o terminal Princesa Isabel oscilava entre 49ºC e 54ºC na parte do fundo do coletivo!

 

E a situação não deve melhorar a curto prazo, conforme se apurou. Veja as condições de cada modo de transporte na megametrópole:

 

Ônibus

O atual contrato com as empresas de ônibus da capital paulista não obriga os empresários a instalarem equipamentos para refrigerar o ar. Atualmente, dos quase 15 mil coletivos, somente 60 têm ar-condicionado; outros 100 devem entrar em operação até o fim do ano. A esperança é que o novo edital de licitação dos transportes, prevista para o primeiro semestre deste ano, inclua a obrigatoriedade do equipamento.

 

Metrô

No Metrô, dependendo da composição que passa, o passageiro pode dar a sorte de haver o equipamento instalado. A linha 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), que foi alvo da reportagem acima mencionada, é a que menos dispõe de trens com ar-refrigerado. Dos cerca de 50 trens da linha, apenas 14 dispõem desse conforto. Na linha 2-Verde (V. Prudente-V. Madalena), dos 24 trens, 13 tem ar-condicionado. Já na Linha 3-Vermelha (Barra Funda-Corínthians Itaquera), dos cerca de 47 trens, apenas 4 não contam com o equipamento. Todas as composições das linhas 4-Amarela (Butantã-Luz) e 5-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro) são refrigeradas. A empresa está em processo de reforma de 98 trens, porém sem data definida para término.

 

CPTM

Também na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), somente algumas linhas tem o recurso. A mais prejudicada é a Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), que conta com menos de 10 trens com ar-condicionado. Já as linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Amador Bueno), 9-Esmeralda (Grajaú-Osasco) e 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) dispões do equipamento em todas as composições. Na Linha 11-Coral (Luz-Estudantes), apenas o trecho do Expresso Leste recebe o ar-condicionado. Na 12-Safira (Brás-Calmon Viana), a maior parte dos trens possuem ar-condicionado. A empresa comprou 65 trens, que devem reduzir o calor.

 

*Editado por Mobilize Brasil

 

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