Um desses lugares é o túnel de Santa Bibiana, que conecta os bairros de Esquilino e San Lorenzo, próximo à estação de trem Roma Termini. Há alguns anos os ciclistas pediram às autoridades de ambos os bairros uma ciclovia para o túnel, porém, sem resultados positivos. Assim, decidiram solucionar o problema por sua própria conta e em apenas 45 minutos.
Isso porque, embora nos últimos anos as organizações de ciclistas da cidade tenham conseguido se reunir com as autoridades, estas não obtiveram respostas positivas. Veja as imagens das intervenções, a seguir:
Foto: La Reppublica
Assim, os ciclistas se reuniram e, investindo apenas 100 euros e 45 minutos, pintaram uma ciclofaixa dentro do túnel. Essa nova ciclofaixa foi feita respeitando as calçadas existentes e mantendo uma pista para os automóveis.
Foto: La Reppublica.
A intervenção foi descrita como uma reivindicação pelos ciclistas, que a explicaram por meio de carta dirigida às autoridades e aos demais cidadãos, onde afirmaram:
"Nós nos movemos sem automóvel em uma cidade feita para os carros. Sabemos que dos graves problemas que esse governo deve enfrentar, o tráfego é um dos maiores - os poucos recursos disponíveis e os conflitos gerados pelas ações para reduzir o espaço para os automóveis - porém, acreditamos que, apesar de tudo, podem ser feitas muitas coisas para a segurança daqueles que deixam de lado o carro e optam pela bicicleta para se deslocar."
Foto: La Reppublica.
Leia também:
Com bike elétrica ou normal, Europa estimula uso da "magrela" nas ruas
Cadeirantes brasileiras contam em blogs como é a vida no exterior
Como a capital da Finlândia pretende se ver livre dos carros até 2025