Trecho da avenida Paulista, em São Pauo, foi interditado nesta segunda-feira (5) para o início da construção de uma ciclovia na principal via da capital paulista. As obras, segundo a Companhia Engenharia de Tráfego (CET), custarão R$ 15 milhões e devem terminar até junho de 2015.
O projeto da ciclovia foi publicado, em meados de 2014 no site da CET para receber sugestões e críticas da sociedade. Em novembro passado, a proposta foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), após avaliação sobre o possível impacto da obra em vários bens tombados existentes na avenida, como o Masp e o Conjunto Nacional.
A ciclovia da Paulista ficará no canteiro central da avenida e, exigindo o estreitamento das faixas dos veículos automotores: as faixas de ônibus ficarão com 3,3 metros e as de carros serão reduzidas de 3 metros para 2,8 metros.
Durante todo o período, as faixas da esquerda em ambos os sentidos da avenida serão interditadas. Ainda segundo a CET, a ciclofaixa de lazer que funciona aos domingos será desativada durante o período de obras.
Ciclovia sob o "Minhocão"
Em outra região da cidade, a rua Amaral Gurgel, sob o Elevado Costa e Silva (Minhocão), também terá as faixas da esquerda interditadas nos dois sentidos para implantação da ciclovia que passará debaixo do complexo viário.
*Edição de texto: Marcos de Sousa
Leia também:
Ciclovia na Av. Paulista: que venha com urgência, para salvar vidas!