A Transalvador e o Movimento Salvador vai de Bike vão distribuir 5 mil adesivos aos ciclistas de Salvador, para que sejam colados em carros estacionados nas ciclovias.
A inspiração veio de ciclistas de Toronto, no Canadá, que resolveram colar adesivos com os dizeres “I parked in a bike lane” – o que em português significa: “Eu estacionei na ciclovia”, nos veículos das pessoas que insistiam nessa prática.
Além do adesivo, os carros flagrados nas ciclofaixas de Toronto, eram também fotografados e divulgados nas redes sociais pelos próprios ciclistas.
“Distribuiremos adesivos aos ciclistas, para quando eles encontrarem algum carro estacionado na ciclofaixa, colarem o adesivo nesse veículo. É claro que os motoristas infratores não vão gostar da ideia. Mas a verdade é muito simples: se não quiserem ter o carro adesivado por algum ciclista, é só não parar na ciclofaixa”, explica o secretário do Escritório de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington.
Os adesivos são na cor amarela, possuem o símbolo de proibido estacionar e também o seguinte texto: “Art. 181, VIII do CTB, Infração Grave: Remoção, Multa e 5 pontos na carteira”.
O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, lembra que o Código de Trânsito Brasileiro deixa claro no artigo 181, parágrafo VIII, que “estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é: infração - grave; penalidade - multa; medida administrativa - remoção do veículo”.
O adesivo é fácil de tirar. “O que pretendemos, mesmo, é que os motoristas compreendam que aquela paradinha rápida pode provocar acidentes, pois obriga o ciclista a sair da ciclofaixa e ir para o meio da rua, e a ciclofaixa foi colocada ali justamente para separar o ciclista dos carros, e exatamente por ter a ciclofaixa, os motoristas que trafegam naquele local já se acostumaram a não encontrar os ciclistas nas vias”, esclarece Muller.
Leia também:
Limpeza e rapidez chamam atenção dos baianos no metrô de Salvador
Obras do BRT Salvador devem começar no primeiro semestre de 2015
Motoristas de ônibus de Salvador recebem treinamento para lidar com ciclistas