A Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura, está treinando motoristas de ônibus com o objetivo de contribuir para harmonizar a relação entre eles e os usuários de bicicleta no compartilhamento das vias da cidade, através do programa Vou de Boa - Respeite o Ciclista.
O programa, desenvolvido pelo Movimento Salvador Vai de Bike desde setembro, chega à marca de quase mil motoristas treinados e já apresenta mudanças significativas do ponto de vista daqueles que andam de bike. Já foram treinados 923 motoristas em 25 turmas nas garagens das empresas Ondina/Central, União, Rio Vermelho, Verdemar e BTU.
Segundo o secretário do Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura e Coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, um dos maiores desafias quando se fala em motoristas de ônibus e ciclista é a segurança no trânsito. "Sempre recebemos reclamações de ciclistas sobre os motoristas de ônibus e percebemos que nada concreto estava sendo feito. Então criamos esse ação permanente que visa a melhora no trânsito e a harmonia entre eles (motoristas de ônibus e ciclistas)", disse ao iBahia.
A prefeitura tem a como meta adotar na cidade cerca 350 km de circuitos cicloviários até 2016. Em outubro foram entregues mais ciclofaixas permanentes, a da avenida Imperatriz, avenida Luiz Tarquínio, Aeroporto e Alphaville.
O workshop é uma iniciativa municipal que acontece por meio do 'Movimento Salvador Vai de Bike' em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
A próxima edição do projeto será realizada nesta quinta-feira (11) até sábado (13), na garagem da empresa Axé.
Leia também:
Um passeio radical pelas calçadas de Salvador
Aprovados R$ 800 mi para metrô de Salvador
Metrô de Salvador: comissão vai investigar descarrilamento