Quando for definitivo, contará com 75 estações e 250 carros. Os veículos têm GPS, câmbio automático, autonomia de 250 km e velocidade que chega a 130 km/h. Os usuários podem retirar um carro em uma das estações e devolvê-lo em qualquer outra. Os preços variam de acordo com o pacote (anual, mensal ou diário).
A prefeitura de Paris estima que 22,5 mil veículos convencionais podem sair de circulação com o novo sistema e tem como meta para 2014 a instalação de mil estações e 3,5 mil veículos em circulação pela cidade.
Já a cidade espanhola de Murcia oferece passe gratuito e vitalício para o sistema VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) aos cidadãos que estiverem dispostos a deixar de lado seus carros.
A campanha, chamada Mejor en Tranvía, destaca a diminuição do trânsito e da poluição e o aumento da qualidade de vida para os moradores da cidade que possui mais de 400 mil habitantes. Atualmente, o VLT tem 18 quilômetros de extensão e está em fase de expansão.
A campanha está no Facebook e apresenta vídeos para incentivar a população trocar os carros. Em uma das ações, veículos são estacionados em locais improváveis no centro da cidade (como em cima de outros carros), para chamar a atenção dos moradores e “mostrar de forma expressiva que ir ao centro de carro é uma má ideia”.
E você, o que achou das iniciativas?
Mais notícias internacionais:
Mate sua velocidade, não as pessoas
Rápido crescimento para o Metrô de Moscou
Chineses recebem saco de pancadas em metrô para aliviar tensão
Festival leva curtas-metragens do mundo todo para o metrô de Berlim