A dica da reportagem a seguir veio de nosso colaborador em Israel, Jaime Minitentag:
Um sistema de transporte público movido a eletricidade que dispensa cabos aéreos ou recarga por bateria. Esta a novidade que a gigante em sistemas eletrônicos de defesa, a Elbit Systems, acaba de apresentar aos israelenses.
A empresa desenvolveu um sistema de carregamento para ônibus elétricos baseado em estações terminais. Nestes locais, os veículos são conectados a supercapacitores que, rapidamente, procedem à recarga dos ônibus para que operem a distâncias precisamente calculadas, esclarece o representante da Elbit.
Os supercapacitores, diferentemente das baterias, armazenam eletricidade diretamente, ou seja, sem necessitar de nenhum tipo de conversão eletroquímica.
Melhor que baterias
Até uma década atrás, a propulsão elétrica só era possível em cidades com uma rede de alta potência com infraestrutura por cabo aéreo. Já as baterias permitiram ônibus elétricos com alguma independência de rede, mas o rápido esgotamento da eletricidade dessas unidades tem sido um desafio para a indústria.
A maioria das linhas de ônibus elétricos em Israel cobrem trajetos de cerca de 10 km, que se repetem várias vezes ao longo do dia. A Elbit diz que os supercapacitores vão permitir aos ônibus urbanos percorrer a rota completa, parando no terminal menos de um minuto para a recarga. É o tempo de os passageiros descerem e embarcarem no ônibus, e o veículo já estará totalmente carregado para outra viagem. Cada estação de carregamento poderá receber cerca de 60 ônibus por hora.
As estações de carregamento poderão ser alimentadas, durante o dia, por fontes sustentáveis, como a energia solar, explica a empresa. Para linhas cujos trajetos ultrapassem os 10 km, a proposta é a instalação de estações de carregamento em postos adicionais de coleta de energia.
"Acreditamos numa solução sistêmica para o transporte público, que inclui a geração de energia a partir de fontes verdes, ônibus elétricos com base em supercapacitores, estações de carregamento rápido e sistemas de comunicação inteligentes. É a melhor alternativa econômica e ambiental para sistemas de transporte coletivo em Israel e ao redor do mundo", declarou Yehuda Borenstein, gerente do grupo de energia da Elbit.
A proposta dos supercondutores será apresentada pela Elbit na capital Tel Aviv em 3 e 4 de dezembro, durante um evento com especialistas em transportes para discussão de novas tecnologias.
*Matéria do The Jerusalem Post, traduzida para o Mobilize por Regina Rocha
Leia também:
Os quadriciclos chegam a Israel
Ônibus elétricos chineses começam a operar em SP a partir de janeiro
Londres testa ônibus elétricos