A partir deste sábado (15), 17 linhas de ônibus intermunicipais deixarão de parar no Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O ponto final passa a ser na Estação Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô, na mesma região da cidade. A alteração será nas linhas de ônibus que operam nas avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Vital Brasil e na Rodovia Raposo Tavares.
Com a reorganização dessas linhas, o trânsito na região deve melhorar, uma vez que vai receber menos ônibus por hora - de 54 para 20. Na Estação Butantã, os passageiros poderão embarcar até a Estação Faria Lima, que fica perto do Largo da Batata, tornando a viagem mais rápida. No entanto, quem descer na Estação Butantã e quiser pegar o Metrô terá que pagar a tarifa. A parada não tem integração. Caso prefira continuar a viagem de ônibus, uma linha especial fará o percurso entre o Butantã e o Largo da Batata.
“É uma opção que o cidadão tem. Ele pode usar a rede [metroviária] ou pode seguir até o Largo da Batata”, afirma Joaquim Lopes, presidente da EMTU.