Por mais que a tecnologia tenha evoluído em muitos dispositivos, desde o celular até em composições ferroviárias, a bateria não acompanhou este crescimento. Mas, depois que uma composição construída pela Siemens percorreu uma grande distância movida apenas por bateria, sem ter que realizar uma recarga, a cidade de San Diego (EUA) e seu sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entraram para o Guinness Book.
A viagem do VLT foi feita em julho, percorrendo 24,6 km em 24 horas na Linha Verde do chamado Metropolitan Transit System.
Cinquenta e sete veículos deste tipo de piso baixo foram produzidos em 2009, e mais 65 em 2012. Em um texto no site da Siemens, Robin Stimson, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e material circulante, afirmou: “Nossa empresa tem história na tradição de fazer novos projetos, e é por isso que nós sempre nos esforçamos para estar na vanguarda da pesquisa, desenvolvimento e testes de tecnologias de última geração, como o armazenamento de energia em veículos ferroviários.”
O sistema de transporte de San Diego, nos Estados Unidos, transporta em média 251,200 passageiros por dia. O VLT faz parte deste sistema, e é dividido em 3 linhas: Azul, a Verde e a Laranja. A Linha Azul foi a primeira entrar em operação em julho de 1981, que opera entre San Ysidro e Downtown. A Linha Laranja começou o serviço de março 1986 ligando áreas suburbanas orientais como El Cajon e La Mesa ao centro de San Diego. Já a Linha Verde começou o serviço em Julho de 2005 e incluiu primeira estação subterrânea. A Linha Verde já opera entre Santee e El Cajon, e Mission Valley.
*Com informações de Global Rail News
Leia também: